terça-feira, 31 de março de 2009

Ensaiador da Marcha da ARCA 2009


Para o ano de 2009 a marcha da ARCA aposta forte na inovação e na criatividade. A Experiência adquirida ao longo dos anos de participação nas marchas antoninas de V.N. Famalicão dotam os participantes da marcha da ARCA com uma "bagagem" (que em mais nenhuma outra marcha é possível) de enfrentar o desafio que é o de ser ensaiador da marcha da ARCA, um desafio enorme mas ao mesmo tempo também ele bastante aliciante, sabemos que recai sobre os ombros do novo ensaiador o peso da tradição que a ARCA acarreta nas marchas antoninas, mas nada disso fez desmoralizar a comissão organizadora da marcha da ARCA 2009.
A escolha natural para ensaiador da marcha incidiu sobre Carlos Silva , não é uma aposta ou um tiro no escuro da comissão organizadora, mas antes uma certeza pois, os anos em que participou como "marchante" dão a certeza de que a marcha está em boas mãos.
A ARCA dá por isso uma vez mais mostra da sua vitalidade e da sua capacidade de se reinventar a cada ano que passa, assumindo internamente um sem numero de alternativas capazes de estar à altura dos pergaminhos da associação.


ARCA desde 1979 ao serviço do desporto e da cultura.

segunda-feira, 30 de março de 2009

A.R.C.A. REGRESSA EM 2009

Depois da paragem de um ano, como forma de protesto pela votação do juri (sobretudo pela forma e não pela posição) a marcha da A.R.C.A. regressa às festas Antoninas de 2009. Sentimos que fizemos falta o ano passado, pois a qualidade baixou. Desfilaram poucas marchas e apenas duas (desculpem a frontalidade), mereceram os aplausos do publico. Este ano (de eleições), todos esperam maior numero de marchas participantes, mas desenganem-se pois quantidade nunca foi sinónimo de qualidade, e com o esquema de remuneração às marchas participantes ( totalmente ultrapassado) vamos ter mais do mesmo, ou seja: 3 marchas de qualidade e o resto a participar para encher o saco. De facto já não há adjectivos que qualifiquem a falta de coragem de um executivo em persistir no erro de subsidiar marchas com um guarda-roupa decadente; com musicas de folclore (sim, há grupos qua ainda não sabem o que é uma musica de marcha) e coreografias ultrapassada há mais de vinte anos. O caminho é apoiar o bom desempenho e a excelencia, dar oportunidades, claro, a nova marchas, mas não prolongar esse voto de confiança anos a fio.
Gostaria apenas de pedir, sim porque o blogue da A.R.C.A. sei que é lido por elementos do actual executivo camarário, que houvesse maior rigor na escolha do júri e não algumas 'cunhas' de elementos que em 2007 (por exemplo) pontuaram a coreografia, tendo no curriculo a amizade de um senhor da casa da cultura e experiencia na análise de coreografias a ranchos folcloricos na Alemanha. Estão agora a perceber onde está a alavanca encravada?
Depois ouvem-se vereadores a dizer que há marchas Famalicenses que em Lisboa lutavam pelo primeiro lugar. Desculpem-me, mas a verdade é que as cassetes em que o vereador viu as marchas de Lisboa, devem ter no mínimo, uns dez anos. Há que actualizar, adaptar o discurso à realidade.
O poeta dizia (e este sei que é admirado pelo presidente Armindo Costa) : " O caminho faz-se caminhando", por isso cá estamos para contribuir com a nossa marcha, para enriquecer as festas do nosso concelho.
E como seria muito mais bonito que todos fizessem o mesmo!

domingo, 29 de março de 2009

Primeiro Ensaio

Domingo dia 29 de MARÇO pelas 20H00, terá lugar na sede da ARCA o primeiro ensaio da marcha da ARCA 09.

Comparece a ARCA precisa do teu apoio.

sexta-feira, 27 de março de 2009

ARCA - A Marcha mais antiga




A Marcha mais antiga de V.N.Famalicão tem novo sítio na Internet. Apesar de ser a mais antiga e a mais bairrista, não deixa também de ser a mais irreverente e a mais "avant-garde" no seu tempo aderindo às novas tecnologias.

Por isso face ao sucesso do ultimo blog da marcha cá fica, a oportunidade de todos irem acompanhando a "evolução" da Marcha da ARCA 09