terça-feira, 30 de junho de 2009

NOVA ACTUAÇÃO DA MARCHA DA ARCA


Depois de encantar tudo e todos nas festas de Tabuaço, continua digressão da marcha da ARCA 09, desta feita a Vila de Riba D´Ave em V.N. Famalicão recebe na próxima sexta-feira dia 3 Julho por volta das 21H00 da Marcha da ARCA.
É mais uma oportunidade que todos tem para ver ou rever o desfile da Marcha mais Antiga de Famalicão.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

VERDADES E CONSEQUÊNCIAS...

E já passou mais um desfile das marchas Antoninas de Famalicão. Mas a história vai recordar o ano de 2009 (e falo apenas do que a marchas famalicenses diz respeito), como o ano da SEM VERGONHICE. Na realidade não foi só um ROUBO, foi também muita INCOMPETÊNCIA de quem deveria ter sabido escolher um júri que estivesse por dentro do espírito das marchas. Não basta dizer que se foi buscar um professor, um escritor, um músico e que todos eram de fora do concelho. Isso embora possa garantir isenção, não garante o mais importante - Que o júri perceba de marchas, e isso engloba o saber compreender o fervor de cada marcha, o olhar cada pormenor, o porquê do guarda-roupa, da coreografia, dos temas escolhidos, dos acessórios entre muitas outras coisas. E a VERDADE é que este júri não percebia rigorosamente nada disso - CONSEQUÊNCIA: Pela primeira vez foi necessário a um executivo reunir após as marchas para dar explicações às marchas participantes, ou em bom Português, colocar água na fervura. Pessoalmente, depois de ter ouvido da boca do vereador Leonel Rocha o pedido de desculpas á marcha da A.R.C.A. pela confusão da classificação, acredito que o 6º lugar não foi premeditado - A VERDADE é que foi mal atribuído, pois como CONSEQUÊNCIA disso mesmo, ouvimos o verador na mesma reunião, dizer entre muitas outras coisas, que, e pedindo desculpas ao presidente da Junta de Freguesioa da Lagoa, as roupas "da A.R.C.A. eram por exemplo mais vistosas que as da Lagoa, o que não quer dizer que as suas roupas fossem feias sr. Presidente", mas isto para nós quer dizer muito. Quer dizer que na VERDADE a A.R.C.A. foi injustiçada, e por isso mesmo pela primeira vez em famalicão, como CONSEQUÊNCIA dessas injustiça, uma marcha tenha feito um protesto, e uma bancada inteira (incluindo, e aqui o meu sincero agradecimento aos responsaveis das marchas de Avidos e Calendário), aplaudiu a iniciativa de uma comissão que se sentiu justamente acossada pela falta de conhecimento e rigor de um juri que mais do que nos prejudicar, magoou.
A VERDADE, é que um artigo que aqui publiquei sobre quem (na minha modesta opinião) iria vencer a edição deste ano estava afinal certo, e como CONSEQUÊNCIA disso choveram críticas (algumas bem fundamentadas, outras nem tanto), julgando-me um pseudo-zandinga que apenas queria sacudir a responsabilidade de cima dos ombros. A VERDADE é que Avidos esteve melhor, a Calendário faltou-lhe alguns centímetros, e a ARCA foi arrumada para um cómodo 6º lugar. A CONSEQUÊNCIA disso, é que em todos os jornais da nossa "terra" falaram da vitória de Avidos, alguns do segundo classificado, e muitos mais do 6º! Alguém compreende isto? Alguém o poderá explicar? Talvez o fenómeno se chame popularidade, reconhecimento de uma marcha que injustamente, e o tempo o dirá, tentaram "arrumar" na prateleira.
Notem bem, escrevi tentaram, porque a força da A.R.C.A. não está seguramente no que consegue fazer depois das vitórias, mas na capacidade de superação após as derrotas, sobretudo nas injustas como foi o caso. Por isso aguardem com expectativa o que esta marcha vai fazer no próximo ano.

P.S. Gostava apenas de reiterar o que disse a alguns órgãos de comunicação social, quando referi o que me levava a supor que a marcha da A.R.C.A. merecia estar num outro lugar que não o 6º. O rigor, até no calçado, dos nossos marchantes (houve uma marcha que ficou á nossa frente, que conseguiu iludir um júri nada rotinado para estes pormenores), e uma outra marcha que usou fardas (agora sei, que não de serapilheira mas juta), no caso Arnoso. Em nenhuma delas me referi como sendo marchas feias, ou pobres, nem usei qualquer comentário depreciativo, mas como tive oportunidade de explicar ao responsavel dessa mesma marcha, juta, serapilheira, palha ou qualquer outro que fosse o material que tivessem aplicado nos vestidos, para mim a roupa da A.R.C.A. e não só, não estava só bonita, estava muito mais bonita. Mas esta é só a minha opinião, e claro, não fico zangado se o senhor pensar o contrário. É normal!

Ricardo Ribeiro

sexta-feira, 19 de junho de 2009

segunda-feira, 15 de junho de 2009

MARCHA DA ARCA 09 FOTOS



Actualizado

sexta-feira, 12 de junho de 2009

HOJE É DIA DE DESFILE

Após muitos meses de trabalho é chegada a grande hora para os marchantes e respectivas marchas.
No caso particular da ARCA, foram meses de enorme trabalho e dedicação, de privações, suor, luta, vontade e espírito de sacrifício que sempre marcou as pessoas que trabalham para a ARCA. Temos a consciência de que fizemos e demos os nosso melhor para colocar nas ruas de Famalicão a melhor marcha possível dentro das nossas limitações, mas não será por isso que mais logo a ARCA não irá espalhar o "brilho" e arrancar do publico os habituais aplausos dignos da marcha mais antiga e mais bairrista de Famalicão, pois as dificuldades não travam o bairrismo e vontade de fazer sempre mais e melhor.
A todas as outras Marchas desejamos um bom desfile, sabemos o quanto custa levar à rua uma marcha digna e que luta pelos lugares cimeiros do pódio, a essas marchas que cada vez mais dignificam e enaltecem as Marchas Antoninas de V.N.Famalicão, expressamos o nosso reconhecimento.
Por ultimo fica o nosso agradecimento a todos aqueles que ajudaram a "erguer" esta marcha da ARCA 09, não há forma de agradecer tudo o quanto deram em prol desta marcha, a todos sem excepção o nosso MUITO OBRIGADO.


E já sabem que mais logo nas ruas de Famalicão não é admirar se por um acaso ouvirem "È ARCA È ARCA", pois quando a vamos nas ruas a desfilar, o povo gritar em alarido : SENTIDOOOO , a ARCA vai a passar...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009