
Para o ano de 2009 a marcha da ARCA aposta forte na inovação e na criatividade. A Experiência adquirida ao longo dos anos de participação nas marchas antoninas de V.N. Famalicão dotam os participantes da marcha da ARCA com uma "bagagem" (que em mais nenhuma outra marcha é possível) de enfrentar o desafio que é o de ser ensaiador da marcha da ARCA, um desafio enorme mas ao mesmo tempo também ele bastante aliciante, sabemos que recai sobre os ombros do novo ensaiador o peso da tradição que a ARCA acarreta nas marchas antoninas, mas nada disso fez desmoralizar a comissão organizadora da marcha da ARCA 2009.
A escolha natural para ensaiador da marcha incidiu sobre Carlos Silva , não é uma aposta ou um tiro no escuro da comissão organizadora, mas antes uma certeza pois, os anos em que participou como "marchante" dão a certeza de que a marcha está em boas mãos.
A ARCA dá por isso uma vez mais mostra da sua vitalidade e da sua capacidade de se reinventar a cada ano que passa, assumindo internamente um sem numero de alternativas capazes de estar à altura dos pergaminhos da associação.
ARCA desde 1979 ao serviço do desporto e da cultura.