segunda-feira, 30 de março de 2009

A.R.C.A. REGRESSA EM 2009

Depois da paragem de um ano, como forma de protesto pela votação do juri (sobretudo pela forma e não pela posição) a marcha da A.R.C.A. regressa às festas Antoninas de 2009. Sentimos que fizemos falta o ano passado, pois a qualidade baixou. Desfilaram poucas marchas e apenas duas (desculpem a frontalidade), mereceram os aplausos do publico. Este ano (de eleições), todos esperam maior numero de marchas participantes, mas desenganem-se pois quantidade nunca foi sinónimo de qualidade, e com o esquema de remuneração às marchas participantes ( totalmente ultrapassado) vamos ter mais do mesmo, ou seja: 3 marchas de qualidade e o resto a participar para encher o saco. De facto já não há adjectivos que qualifiquem a falta de coragem de um executivo em persistir no erro de subsidiar marchas com um guarda-roupa decadente; com musicas de folclore (sim, há grupos qua ainda não sabem o que é uma musica de marcha) e coreografias ultrapassada há mais de vinte anos. O caminho é apoiar o bom desempenho e a excelencia, dar oportunidades, claro, a nova marchas, mas não prolongar esse voto de confiança anos a fio.
Gostaria apenas de pedir, sim porque o blogue da A.R.C.A. sei que é lido por elementos do actual executivo camarário, que houvesse maior rigor na escolha do júri e não algumas 'cunhas' de elementos que em 2007 (por exemplo) pontuaram a coreografia, tendo no curriculo a amizade de um senhor da casa da cultura e experiencia na análise de coreografias a ranchos folcloricos na Alemanha. Estão agora a perceber onde está a alavanca encravada?
Depois ouvem-se vereadores a dizer que há marchas Famalicenses que em Lisboa lutavam pelo primeiro lugar. Desculpem-me, mas a verdade é que as cassetes em que o vereador viu as marchas de Lisboa, devem ter no mínimo, uns dez anos. Há que actualizar, adaptar o discurso à realidade.
O poeta dizia (e este sei que é admirado pelo presidente Armindo Costa) : " O caminho faz-se caminhando", por isso cá estamos para contribuir com a nossa marcha, para enriquecer as festas do nosso concelho.
E como seria muito mais bonito que todos fizessem o mesmo!

10 comentários:

  1. Ricardo, a marcha da A.R.C.A. é sempre bem vinda, mas sinceramente não compreendo esse discurso de guerrilha. A vossa marcha não pode ganhar sempre e o juri é igual para todos. Esse texto é para meter alguma cunha na câmara? Ou no juri?
    Participem, mas não façam muito barulho.
    Votos de sucesso!
    UM ADMIRADOR

    ResponderExcluir
  2. Ui já vejo alguma dor nos comentários!!!!!! Hum isso não é bom, ou melhor se calhar é :-) a ARCA já está a incomodar..

    ResponderExcluir
  3. Caro admirador sem rosto (perdão, anónimo), o nosso discurso não é de guerrilha, antes de revolta - sentimento de injustiça (afinal isto são só umas marchas e o termo bélico empregue é exagerado). Depois não era necessário dizer o óbvio - que não podemos ganhar sempre, nós bem o sentimos na pele. Quanto ao facto do juri ser igual para todos, não é verdade, basta ver a pontuação de há 2 anos atrás, onde uma marcha que levou t-shirts amarelas teve maior pontuação que o guarda-roupa da A.R.C.A. com 5 fardas diferentes. Depois há o pormenor da "sem vergonhice" que foi escrever o nome da A.R.C.A. como vencedora na popularidade de rua, e riscar o nome da nossa associação, substituindo-o pela marcha de Avidos. Se foi um erro (como dizem) não precisavam de o corrigir à última hora e entregar o vencedor com o rascunho que primeiro atribuia o pódio à A.R.C.A. (e este rascunho foi entregue a todas as marchas). Quanto à cunha na Câmara, devo dizer que na vida sempre subi degrau a degrau, sem favores, e muito menos, atropelando amigos (as) para chegar a cargos de maior visibilidade.
    Quanto á nossa participação, ela não é ruidosa, apenas desperta o seu sentimento de inveja. Mas aprecie o espectáculo, que a nossa marcha nisso é especialista - em aceitar os votos de sucesso beijados pela boca da serpente.

    Ricardo Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Amigos/as da ARCA, não se esqueçam um dia alguém disse: "pedras no caminho, apanho-as todas, um dia vou construir um castelo..."

    Força e continuem o excelente trabalho que sempre fizeram...

    ResponderExcluir
  5. Ricardo, amigo fica em casa.... deixa-nos fazer o tri... lol!!!
    mas realmente é preciso gente para competir! e deixa lá as histórias da câmara anda é divertir-te!
    BJ Ana

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana... Eu divirto-me sempre, e sabes que tenho fair-play senão já cá não andava. É preciso gostar muito disto, desta terra - da nossa terra. Quanto ao TRI, bem... há uma hipótese, se fores do PORTO, carago. LOL
    Até breve,
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Hummm, sofia, ja podes encomendar as faxas do "tri", mas aproveita tb para colocar a seguir... "naranjos":) :)
    Dá uma palavra linda, " trinaranjos". Parece que andas a sonhar muito alto, vou ter que falar com o Sr. Armindo(nosso presidente), para ter colocar os pes no chão. Mas sonhar faz bem, faz mal é ser em exagero. Eh eh eh...

    ResponderExcluir
  8. trinaranjo frequinha sabem tao bem....
    Podemos claro encomendar e depois festejamos juntos... em Calendário!!!

    ResponderExcluir
  9. Amigo Ricardo Ribeiro, é só para informar que o Porto vai para o Tetra e não Tri, uma pequena "gaffe" :D


    Viva o Porto.
    PS: Ganhar ou perder é "desporto", mas conta com uma derrota, assim custa menos no final =p

    ResponderExcluir