Não escrevi neste blog antes das marchas saírem para a rua de forma propositada. No último ano pediram-me um palpite (que de resto foi certeiro), e não faltaram uns quantos insultos (sob a capa do anonimato) e outras tantas deturpações.
Se me pedissem um novo palpite teria apostado em Avidos. As críticas de que foram alvo por terem copiado quase na totalidade uma marcha de Lisboa tirou o brilho a uma vitória que terá sido tudo menos saborosa. Este ano (já o sabia, porque conheço a fibra de que é feita aquele povo), já era de esperar uma resposta à altura, com um esforço financeiro e humano nunca antes visto. O resultado foi um guarda roupa fabuloso e uma coregrafia muito boa. Para mim foi a melhor marcha em PALCO, e disse-o de resto à Ana Sofia (responsavel pela marcha de Calendário), que tinha um guarda-roupa feminino igualmente fabuloso, mas pecava pela excessiva simplicidade dos homens. Se os arcos de calendário eram os mais vistosos, não tenho duvidas que Avidos ganharia o guarda-roupa por ser no conjunto mais assertivo ( neste capítulo não pode haver júri que não veja). Depois na música julgo que as duas tinham bom ritmo e boa letra, mas a cantora de Calendário esteve este ano menos bem. Enganou-se na letra algumas vezes, no início foi notório. Na coreografia, Calendário esteve muito bem mesmo, mas para mim, Avidos teve uma actuação mais criativa, e ligeiramente mais elaborada, e por esta razão só admitia dois vencedores possíveis: Calendário ou Avidos. Para quem entende minimamente de marchas, não restavam dúvidas, para quem não entende rigorosamente nada, continuavam a existir somente estes dois candidatos. Conclusão?
A primeira é a do costume, a câmara simplesmente não está interessada em resolver de forma competente a questão da escolha do júri. Já aqui o disse e inclusivé em reuniões, que escolher uma pessoa de uma determinada área (letra, musica, guarda-roupa, etc) de fora do concelho, em nada garante uma votação justa, porque há juris que esta câmara escolhe, que nunca (volto a escrever em maisculas para que notem bem), NUNCA antes tinham visto uma marcha. Depois das muitas promessas do ano passado, o Leonel despachou a pasta a outro e a coisa resolveu-se com um encolher de ombros habitual. Resultado: O ano passado fomos injustiçados (sim, se Calendário tem razão por ter sido penalizado pelo excesso de tempo), mais razão teve a ARCA de protestar. O 6º lugar foi brincar com todos aqueles que trabalharam meses a fio, contra algumas marchas que simplesmente admitiram ter gasto pouco mais de dois meses para terem ficado à nossa frente. O 6º lugar foi o mesmo que desvalorizar um trabalho imenso, reconhecido nas ruas por TODOS os famalicenses, que garantiam que lutariamos pelo primeiro lugar, gente inclusivé de Avidos e Calendário. O resto já é história, para nós infelizmente repetida demasiadas vezes, tantas vezes que tornou a nossa couraça mais forte. Sabemos muito bem o que fazer, preparem-se porque o futuro é nosso, e tal como tinha dito a uma antiga vereadora, "quem nada tem como nós, também nada tem a temer do futuro, nem a perder"!
Agora AVIDOS já sabe o que é experimentar as palavras de consolo da veração, tentando explicar o inexplicavel. Mais, sabe que não basta ser o melhor para se ganhar em Famalicão. Se assim fosse, Famalicão estaria num nível superior e teria agarrado a oportunidade dos benefícios de uma transmissão televisiva do Porto Canal, onde hoje ainda se pergunta porque é que a 'marcha de laranja' (Avidos) ficou em terceiro? Nós temos algumas respostas, estamos habituados a falar do que conhecemos, sem medo de represálias porque vivemos livres de qualquer cor partidária e por isso fica aqui uma um palpite.
Como havia dito, a ARCA levaria uma marcha a dignificar a associação e a freguesia, mas não poderia - por razões financeiras - lutar pelo primeiro lugar. Não damos o passo maior que a perna, desistam de provovar - e quem quiser fazer melhor que avance. Aliás, se tiverem em linha de conta as inúmeras injustiças de que a ARCA tem sido alvo, não acham que a ARCA já faz muito em participar? Outras desistem pura e simplesmente, ou voltam quando lhes apetece, porque vale tudo. Por esta razão a minha homenagem e o muito obrigado aos responsaveis da marcha da ARCA deste ano: Andreia, Rui Monteiro, Laurindo Carneiro, Carmina, Quim, Ana,Carlos, etc, etc... Já fizeram muito com o pouco que tinham!
O lugar (6º) não nos afecta, porque sabemos que à nossa frente ficou uma marcha com um guarda-roupa lindo: Um fato macaco, com uma t-shirt amarela. Nestas coisas o povo fica, e com razão, indignado com tamanha injustiça e ás vezes, em vez de procurar respostas é verdade que as inventa, conspira contra a autarquia, só às vezes. Mas não desta vez. O meu espírito jornalístico, levou-me a fazer algumas perguntas a elementos dessa marcha que tem uma finalidade social louvavel. As respostas para mim foram elucidativas: "fomos muito bem ensaiados por professores da câmara municipal"... Claro que não é necessário dizer mais nada, porque estão a pensar no mesmo que eu. Não podem haver coincidências deste tipo pois não?
RICARDO RIBEIRO
P.S. Muitos de vocês estarão lembrados da promessa de Leonel Rocha o ano passado, garantindo que um elemento de cada marcha "iria presenciar a votação do juri em silêncio", para que não restassem dúvidas da isenção. Pois bem, quantos de vocês assistiram à reunião dos júris? A verdade é que a política é uma...