segunda-feira, 14 de junho de 2010

POLÍTICA E VERDADE

Não escrevi neste blog antes das marchas saírem para a rua de forma propositada. No último ano pediram-me um palpite (que de resto foi certeiro), e não faltaram uns quantos insultos (sob a capa do anonimato) e outras tantas deturpações.
Se me pedissem um novo palpite teria apostado em Avidos. As críticas de que foram alvo por terem copiado quase na totalidade uma marcha de Lisboa tirou o brilho a uma vitória que terá sido tudo menos saborosa. Este ano (já o sabia, porque conheço a fibra de que é feita aquele povo), já era de esperar uma resposta à altura, com um esforço financeiro e humano nunca antes visto. O resultado foi um guarda roupa fabuloso e uma coregrafia muito boa. Para mim foi a melhor marcha em PALCO, e disse-o de resto à Ana Sofia (responsavel pela marcha de Calendário), que tinha um guarda-roupa feminino igualmente fabuloso, mas pecava pela excessiva simplicidade dos homens. Se os arcos de calendário eram os mais vistosos, não tenho duvidas que Avidos ganharia o guarda-roupa por ser no conjunto mais assertivo ( neste capítulo não pode haver júri que não veja). Depois na música julgo que as duas tinham bom ritmo e boa letra, mas a cantora de Calendário esteve este ano menos bem. Enganou-se na letra algumas vezes, no início foi notório. Na coreografia, Calendário esteve muito bem mesmo, mas para mim, Avidos teve uma actuação mais criativa, e ligeiramente mais elaborada, e por esta razão só admitia dois vencedores possíveis: Calendário ou Avidos. Para quem entende minimamente de marchas, não restavam dúvidas, para quem não entende rigorosamente nada, continuavam a existir somente estes dois candidatos. Conclusão?
A primeira é a do costume, a câmara simplesmente não está interessada em resolver de forma competente a questão da escolha do júri. Já aqui o disse e inclusivé em reuniões, que escolher uma pessoa de uma determinada área (letra, musica, guarda-roupa, etc) de fora do concelho, em nada garante uma votação justa, porque há juris que esta câmara escolhe, que nunca (volto a escrever em maisculas para que notem bem), NUNCA antes tinham visto uma marcha. Depois das muitas promessas do ano passado, o Leonel despachou a pasta a outro e a coisa resolveu-se com um encolher de ombros habitual. Resultado: O ano passado fomos injustiçados (sim, se Calendário tem razão por ter sido penalizado pelo excesso de tempo), mais razão teve a ARCA de protestar. O 6º lugar foi brincar com todos aqueles que trabalharam meses a fio, contra algumas marchas que simplesmente admitiram ter gasto pouco mais de dois meses para terem ficado à nossa frente. O 6º lugar foi o mesmo que desvalorizar um trabalho imenso, reconhecido nas ruas por TODOS os famalicenses, que garantiam que lutariamos pelo primeiro lugar, gente inclusivé de Avidos e Calendário. O resto já é história, para nós infelizmente repetida demasiadas vezes, tantas vezes que tornou a nossa couraça mais forte. Sabemos muito bem o que fazer, preparem-se porque o futuro é nosso, e tal como tinha dito a uma antiga vereadora, "quem nada tem como nós, também nada tem a temer do futuro, nem a perder"!
Agora AVIDOS já sabe o que é experimentar as palavras de consolo da veração, tentando explicar o inexplicavel. Mais, sabe que não basta ser o melhor para se ganhar em Famalicão. Se assim fosse, Famalicão estaria num nível superior e teria agarrado a oportunidade dos benefícios de uma transmissão televisiva do Porto Canal, onde hoje ainda se pergunta porque é que a 'marcha de laranja' (Avidos) ficou em terceiro? Nós temos algumas respostas, estamos habituados a falar do que conhecemos, sem medo de represálias porque vivemos livres de qualquer cor partidária e por isso fica aqui uma um palpite.
Como havia dito, a ARCA levaria uma marcha a dignificar a associação e a freguesia, mas não poderia - por razões financeiras - lutar pelo primeiro lugar. Não damos o passo maior que a perna, desistam de provovar - e quem quiser fazer melhor que avance. Aliás, se tiverem em linha de conta as inúmeras injustiças de que a ARCA tem sido alvo, não acham que a ARCA já faz muito em participar? Outras desistem pura e simplesmente, ou voltam quando lhes apetece, porque vale tudo. Por esta razão a minha homenagem e o muito obrigado aos responsaveis da marcha da ARCA deste ano: Andreia, Rui Monteiro, Laurindo Carneiro, Carmina, Quim, Ana,Carlos, etc, etc... Já fizeram muito com o pouco que tinham!
O lugar (6º) não nos afecta, porque sabemos que à nossa frente ficou uma marcha com um guarda-roupa lindo: Um fato macaco, com uma t-shirt amarela. Nestas coisas o povo fica, e com razão, indignado com tamanha injustiça e ás vezes, em vez de procurar respostas é verdade que as inventa, conspira contra a autarquia, só às vezes. Mas não desta vez. O meu espírito jornalístico, levou-me a fazer algumas perguntas a elementos dessa marcha que tem uma finalidade social louvavel. As respostas para mim foram elucidativas: "fomos muito bem ensaiados por professores da câmara municipal"... Claro que não é necessário dizer mais nada, porque estão a pensar no mesmo que eu. Não podem haver coincidências deste tipo pois não?
RICARDO RIBEIRO

P.S. Muitos de vocês estarão lembrados da promessa de Leonel Rocha o ano passado, garantindo que um elemento de cada marcha "iria presenciar a votação do juri em silêncio", para que não restassem dúvidas da isenção. Pois bem, quantos de vocês assistiram à reunião dos júris? A verdade é que a política é uma...

93 comentários:

  1. Dsclp lá,

    Mas calendário mereceu mt mais.....

    Estavam bem melhores....

    ResponderExcluir
  2. 1 em 15 acha isso. Mas dou os parabens pela tua sinceridade e forma critica de olhar uma verdadeira marcha.
    Avidos ganhou o prémio de rua! Alguma coisa a dizer? Pois é.. Mais uma vez mostrou o que é uma marcha BAIRRISTA, uma marcha UNIDA, uma marcha ÚNICA! Aos olhos de todos fomos os melhores. Aos olhos de 5 pessoas ficamos em 3º. Estranho nao achas? Eu acho.. E ainda fico por descobrir onde perdemos! Já vi o video umas quantas vezes e nada. O que será que justifica este lugar fantastico , o 3?
    E mais uma vez... estranho, muito estranho!

    Mais uma vez as rusgas da povoa estiveram presentes e mais uma vez ganharam! Muitos parabens..

    VIVA A AVIDOS, VIVA A UMA VERDADEIRA MARCHA FAMALICENSE!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu diria mais 1 em 1000 diz que Calendário era a melhor marcha...Mas o povo famalicense dizia e diz o contrário...nós fomos e somos os melhores não interessa o que 5 pessoas votaram...
    E é verdade mais uma vez vieram pessoas das marchas da Póvoa...
    Calendário um conselho para a próxima estejam calados e não reclamem de outras marchas fazerem o mesmo que vós continuais a fazer...É verdade isso não era proibido!?!!

    VIVA OS UNIDOS DE AVIDOS..

    (senhores apresentadores é "de avidos" e não "por")

    ResponderExcluir
  4. Em que é que calendário estava melhor??!!
    Ainda vou tentar descobrir...
    Tomem lá beijinhos e dois Abraçinhos...

    ResponderExcluir
  5. As marchas em Famalicão cada vez mais estão a ser uma fantochada , pois não tem um juri competente para ver que marchas mt boas estão lá no fundo e que aquele 2º lugar está por explicar e que o guarda roupa de Avidos era o melhor guarda roupa de todas as marchas juntas

    Por isso tem que estudar mt bm a lição para meter um juri competente para avaliar marchas populares.

    Dou os parabéns a todas as marchas e que quem merecia sem duvida ganhar era UNIDOS DE AVIDOS .

    ResponderExcluir
  6. Com uma coreografia repetitiva excessivamente, com os arcos de 2009, com um guarda roupa de tecido de executar toalhas de mesa, com as famosas e conhecidas crocs do ano passado, com as famosas pessoas da povoa que se enganaram na letra,os arcos de 2009 eram uns mangericos que se tornaram facilmente em vassas este ano muito originalidade, por amor de deus assim é muito facil o orçamento passa só pelos padrinhos da TV.

    ResponderExcluir
  7. PARABENS UNIDOS DE AVIDOS
    pelo guarda roupa fabuloso e toda a marcha foram de facto os melhores
    não compreendo onde esta a beleza da marcha vencedora mas respeito assim é dificil aceitar as classificações mas nós na ARCA já estamos habituados ás injustiças até para o ano
    laurindo

    ResponderExcluir
  8. a marcha "vencedora" vai actuar em mais algum lado?
    Hum..... bem me parecia
    Se quiserem ver novamente a Marcha dos Unidos de Avidos podem vir até Avidos no próximo fim de semana ou então em Vila das Aves no próximo dia 27 de Junho
    Viva AVIDOS.....

    ResponderExcluir
  9. ponham aqui a actuação da marcha da ARCA!

    Continuem com a mesma força de sempre e não desistam...

    ARCA ARCA ARCA

    ResponderExcluir
  10. AO sr. Ricardo Ribeiro:

    Habituei-me a ouvi-lo nas rádios de Famalicão e sempre gostei da sua forma de ser. Lembro que quando uma vez ensaiou a marcha da arca e perdeu para calendário, foi o primeiro a dar parabens á Ana e ao marido. Como sou de calendário, essa imagem ficou-me. Admiro-o ainda mais por ser uma pessoa frontal, apesar de não concordar com tudo o que escreve. Acho que calendário esteve um pouco melhor que avidos, e que avidos não merecia de facto o terceiro lugar. Para o ano vai haver mais e esperamos que ganhe o melhor, sem polemicas. Já agora acho mesmo que a camara deveria aceitar algumas ideias que o senhor escreveu, e saber aceitar uma critica.
    Uma admiradora da calendário

    ResponderExcluir
  11. 25.000 visitas neste blog. A camara não vai desprezar uma força como esta. Não pode. Seria cometer um erro crasso. Depois não adianta vir dizer que o elenco vai mudar e tudo será diferente, que o novo presidente da concelhia vai fazer o que estes ainda não fizeram. É só um alerta.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Sabemos, que todos os anos, algumas marchas trabalham arduamente para alegrar os olhos dos famalicenses e para chegar ao dia e vencer, ser a melhor. Nestes ultimos anos, verificou-se uma enorme quantidade de injustiças, ao qual a ARCA, tem sido a mais prejudicada e para mim, mais escandaloso do que avidos não ter ganho este ano, foi o sexto lugar em que a ARCA ficou no ano passado!!!
    Sou apenas uma mera apreciadora das marchas, quem sou eu para julgar guarda-roupa, coreografia, letras das musicas... não trabalho na área, como tal não serviria para juri...é aí que quero chegar, porque não colocarem quem sabe, quem percebe de verdade, quem aprecia as marchas, a avaliar as mesmas?!. Para quê, vir fazer o frete de juri e ser tudo uma aparência um jogo de interesses, uma verdadeira fantochada.
    Pelo que já tive oportunidade de ler neste blog, houve promessas feitas para este ano, algumas das quais alterações ás regras da votação e das próprias marchas, mas pelos vistos continuou tudo igual... tenho pena que realmente isto esteja acontecer.
    Mas por um lado é bom que avidos se sinta injustiçado, porque assim saberá o que a ARCA sente e vem sentindo nestes ultimos anos!!!
    Deixo uma sugestão, levem a marcha igual á de Alfama deste ano e aí vamos ver qual será a pontuação!?
    Arrasem para o ano, e que isto, seja mais uma pedra para construirem o vosso castelo... Até sempre

    ResponderExcluir
  14. Para todos os que andam com azia, aqui ficam o nome de algumas farmacias da cidade: Farmácia Cameira; Farmácia Central; Farmácia Valongo; Farmácia Barbosa; Farmácia Barbosa; Farmácia Nogueira....
    Criticar-nos é facil, dificil é ser como nós!!!

    ResponderExcluir
  15. Para o proximo ano tenho de ir na marcha da ARCA.Dani e Nuno Janeiro na mesma marcha?:OO
    Perfeito

    ResponderExcluir
  16. Só dor de "c...." aprendam a perder seus bébés chorões!!!!

    Qunato camara Municipal ajuda que a ajuda a ela ;-) temos pena até para próximo ano

    ResponderExcluir
  17. Ser como vós Calendário...ah ah ah
    Ninguém quer ser porque é muito fácil...quando se tem conhecimentos tudo é possível....ganhar com as marchas da póvoa é muito fácil...mas com o povo da freguesia é muito dificil...vocês é que estão com de dor de cotovelo e azia por não terem sido a marcha mais popular como avidos tem sido desde que entrou...e de terem muitos famalicenses a apoiar-nos...até gente da vossa freguesia nos apoia. Se calhar quer dizer alguma coisa pensem bem...
    AVIDOS..AVIDOS...AVIDOS..AVIDOS...SOMOS OS MELHORES...

    ResponderExcluir
  18. O lugar nao e nada! E este ano mais que prova disso, meus amigos.
    Os famalicenses continuam a ter uns vencedores, e nao sao voces! O que ai deve dar muita dor. Mas tal como ja disseram:"Para todos os que andam com azia, aqui ficam o nome de algumas farmacias da cidade: Farmácia Cameira; Farmácia Central; Farmácia Valongo; Farmácia Barbosa; Farmácia Barbosa; Farmácia Nogueira....
    Criticar-nos é facil, dificil é ser como nós!!!"

    FORÇA AVIDOS!!

    ResponderExcluir
  19. Bom Dia,

    Queria desde já salientar isso, pelos comentários que li, os "abitantes" (como alguém de Avidos escreveu) estão com bastante dor de cotovelo, até que têm um bocado de razão, porque a roupa deles estava obviamente muito superior aos panos de mesa usados por Calendário. Mas não é a roupa que ganha, é o condito geral, mais um ponto que eu queria salientar. O ano passado como deve ser do conhecimento geral, Calendário perdeu por exceder o limite de tempo, este ano foi avidos que excedeu e não ganhou, foi justo.

    Arca que eu pensava que ia ser um candidato à vitória desiludiu, desiludiu imenso, as roupas estavam bem trabalhadas, mas por amor de Deus, não era para uma marcha! Mas com uma coisa eu concordo, por fatos de macacos à vossa frente, é para gozar com a vossa cara, tomai providências, que tenho a certeza que outras marchas vos apoiaram...

    Para terminar, Calendário deu uma má impressão pela falta de trabalho dos organizadores, reutilizando a 100% os arcos do ano passado, deu nas vistas, e as pessoas repararam.. Para a próxima mais cuidado. E para a camâra municipal, peçam as facturas de algumas marchas, que vão todos os anos, a cor das roupas muda, os arcos são os mesmos com outras cores, vão ao estádio buscar dinheiro, peçam-lhes as facturas e dêem dinheiro a quem o merece e não a esse bando de "chulos" que vêem buscar dinheiro de outras marchas que trabalham a sério.

    Sem mais

    ResponderExcluir
  20. avidos teve como comprova o classificação da camara 7.17 calendário 6.31

    ResponderExcluir
  21. Vi as marchas com algum desprendimento este ano e confirmei o que já pensava de outros anos, não importa o empenho a dedicação ou mesmo a entrega, neste pais de cunhas e compadrios há sempre lugar à mais "típica" instituição Portuguesa "favor ao amigo".

    A ARCA sofreu ano passado maior roubo histórico das marchas em Famalicão Ser Leonel Rocha foi grande culpado disso ter acontecido, quanto mais num fosse porque foi ele que escolheu um Júri diminuído intelectualmente, pois só assim se explica uma votação daquelas, ou então teve "mão" Divina.

    Este ano não mereciam naturalmente lutar pela vitória a ARCA 3 ou 4 lugar ficava bem entregue nisso todos concordamos, agora ver 2 classificado frente de Avidos é mais uma vez brincar com esforço de outras pessoas, e mais uma vez “favor que é pago” em época de santos populares.

    Sou de Antas gosto da ARCA por ser de Antas nada mais que isso e penso que devido seu passado nas Marchas ARCA cativa toda gente, há pessoas que mais de 20 anos vem Famalicão e falam depois da Marcha da ARCA, é talvez marcha mais carismática de Famalicão disso não temos dúvidas, adquiriu esse estatuto com passar do anos e meus caros a velhice é um posto.

    Calendário esta construir uma marcha sempre forte, nem que para isso tragam pessoas de fora do concelho, mas isso não tem mal nenhum desde que sejam só as pessoas não vejo mal nenhum nisso, quando se fala de roupas e arcos ai a coisa muda de figura. Estão cada ano que passa mais fortes, tenho contudo apenas receio que se uma coisa alicerçada em 3 ou 4 pessoas não tenha a força de uma Associação, e que mais ano menos ano desapareçam das marchas como já se passou.

    Avidos é um caso sucesso, freguesia mais pequena muito mais fácil de mobilizar, com ajuda preciosa de uma junta que esta sempre com "eles" o trabalho torna-se muito mais fácil de fazer, conseguem mobilizar toda freguesia em seu redor, não quer dizer com isso que sejam os mais populares, mas que talvez sejam sem duvida os mais "fiéis" seguidores disso tenho quase certeza, mas temos que uma mudança na direcção da junta freguesia possa depois degenerar num desmembrar desta marcha, pois uma vez mais falta suporte associativo as estes grupos.

    Em suma penso que temos 3 boas Marchas no concelho, podia falar de 4 ou 5 quando se junta Ribeirão ou Sezures, mas como esses só estão quando maré está de feição não os incluo nesta listagem.

    A todos um até breve.

    ResponderExcluir
  22. Ao anónimo das 12:07
    Verifique a estrutura da Associação Unidos de Avidos. Se é de Antas, deve conhecer todos (ou quase) os membros dos órgãos sociais, e é uma associação com mais de 200 sócios.
    http://unidosdeavidos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  23. O facto do Sr. António Gomes ser membro do Conselho Fiscal e Presiente da Junta de Freguesia, não significa que no fim do mandato deixe de exercer (a par com a sua esposa) o papel excelente que têm feito em prol da freguesia. Antes pelo contrário, vão poder dispensar mais tempo à Associação Unidos de Avidos. E nós estamos com eles, estando ou não ligados à Junta de Freguesia, por isso somos UNIDOS DE AVIDOS.

    ResponderExcluir
  24. Avidos é mesmo um caso de sucesso! E os UNIDOS DE AVIDOS são prova disso mesmo. Associaçao recente mas com muita força e garra. Temos uma optima junta que nos apoia, é verdade. MAs nao é a junta que faz alguma coisa por nos, sao todos os membros desta associaçao que lutam por um objectivo sempre!
    AVIDOS!!!

    ResponderExcluir
  25. Entao Dr Sofia onde estao os 150 marchantes que tanto gosto lhe deu ditar?
    Quantos destes, supostamente 150, sao de calendario?
    E os principais quem eram?
    Onde esta a criatividade que tanto insistem em sublinhar quando usam arcos do ano passado e quando e coreografia é repetida vezes e vezes?
    Quem vos ensinou esta coreografia de rusgas?

    Meus caros, ate o menino jesus era poveiro!!

    QUE VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  26. COMO SE GANHAM AS MARCHAS EM FAMALICAO:
    - colocar o presidente de junta ao pé do juri (talvez para lhe ensinar onde colocar os pontinhos)
    - se nao tens marchantes na tua terra, vai buscar fora. Se possivel vai buscar poveiros.
    - colocar estes tais poveiros a cantar e a frente da marcha (sao especialistas em rusgas).
    - levar os arcos do ano passado, com uma ligeira alteraçao (fica-te muito mais em conta).
    - vais aos saldos e compras pano de toalha de mesa (tambem muito em conta)
    - coreografia ha que repetir a do outro ano. Nao vale a pena perderes muito tempo a ser criativo, poes tudo a repetir e ja esta. Alem de que poupas muito mais nos ensaios.
    - com o dinheiro que poupaste entretanto, podes trazer uns padrinhos de fora.

    E agora só te basta que o juri seja da povoa (ah e tal para trocarem umas palavrinhas)e esperar pela brilhante pontuaçao (naadaaa esperadaa !!!)

    E ficam aqui as dicas de quem só vos quer bem :p

    ResponderExcluir
  27. Meu caro faço mea culpa, folgo em saber que voces formaram uma associação, aind abem que foram buscar pessoas a outras freguesias pois ninguem vive isolado.

    uma vez mais minhas dsclp por não saber que já eram associação. Parabens

    ResponderExcluir
  28. O Messi da Camara Municipal (Lionel, entenda-se) já não vai poder dar aulas quando o tacho acabar. O peso na consciencia por ter sido incompetente e prejudicado terceiros, vai atormentá-lo com o medo de que os seus filhos ouçam algumas verdades sobre o pai. Por exemplo a faca que espetou nas costas da Edna Cardoso. Deve ser um peso que fica para toda a vida não é sr. vereador? A política às vezes obriga a jogadas sujas e o sono à noite já não é tranquilo, pois não?

    ResponderExcluir
  29. o pessoal vamos falar de coisas boas, gostei de ver o carlos mesquita(ex calendario) a ir cumprimentar e dar força ao pessoal de calendario junto à camara e depois de se saber o resultado no estádio a apoiá-los e a felicita-los, será que vai haver reconcialiaçao???, e mais viva calendario e é pena que as pessoas de calendario não apareçam eu gosto de lá ir apesar de tudo,
    e para que se conste somos campeoes como o meu benfica esta é que é, e para ano há mais

    ResponderExcluir
  30. Depois de ler todos estes comentários cheguei a uma conclusão.Fosse quem fosse que ganha-se havia sempre quem não concorda-se,quem critica-se,etc.Seriam os vencedores deste ano a criticar os vencidos....nunca se agrada a toda a gente.
    Sejam adultos!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia a todos!
    Deixei-me para a ultima para comentar, ou melhor até, para me exprimir quanto ao dia 12/13 de Junho.
    Confesso estar muito indignado. Nao apenas pelas classificações..
    Foi notoria a falta de profissionalismo do apresentador. Fiquei muito desiludido com o que assisti, pois a sua costela calendarense mostrou-se demasiado e, como tal, é uma falta de profissionalismo que deve ser tida em conta.
    Quanto as pontuações.. Sinceramente, uma vergonha. Nunca imaginei ver o que vi! O que aconteceu afinal? Como é que estas pontuaçoes sao justificadas? ALguem me sabe dizer? Gostava mesmo de saber.
    Reparei que poucos sao os que falam no 2o lugar. Se nao tivesse visto com os meus olhos, apenas tivesse visto estes comentarios, tomava como certo que avidos teria ficado em 2 e calendario em 1. O que mesmo assim, na minha opiniao, seria uma injustiça.
    Peço desculpa a marcha de Calendario, nao quero ofender ninguem, mas, sem duvida que Avidos foi superior, em tudo. Não estiveram mal e sem duvida que o 2o seria vosso, mas a muitos pontos de Avidos.
    Avidos surpreendeu tudo e todos, nao estava a espera de tanto brilho, de tanto trabalho. Adorei os arcos, aquelas miniaturas de espigueiros estava muito bem pensada.
    Tive a oportunidade de ver o video do porto canal. Senti-me mesmo curioso em perceber os resultados. Primeiro quero dizer que aquele 2o lugar é impossivel de explicar. Como foi lá parar? Quanto a disputa de calendario e avidos pelo titulo... Volto a dizer que para mim ficaria avidos em 1o e calendario em 2o. Por muitas coisas: desde arcos, musica, roupas, coreografia, alegria, espirito de marcha, tudo. Para o ano vai ser muito complicado, Avidos subiu muito a fasquia, vai ser muito dificil igualar a marcha deste ano.
    A unica coisa que me tenha apercebido que falhou na coreografia de Avidos foram mesmo as pombas que nao queriam sair, em mais nada tenho a apontar o dedo. É disto que falo quando digo que nao percebi. Calendario esteve bem, ninguem tem duvidas disso, mas pecou por repetir a coreografia tornando, a meu ver, um pouco chata e nao cativava.
    Ha coisas na vida que nao se entende. E estas pontuaçoes sao um exemplo.
    MAs peço novamente: se alguem me souber explicar agradecia, queria mesmo perceber.

    Muitos parabens a todas as marchas e força para o ano!

    Arnaldo Silva

    ResponderExcluir
  32. porque será que ninguém quer ir para a marcha de calendário?
    porque será que ninguém tem acesso às contas da marcha?
    porque será que a sede é no local que é? por conveniência da Dona Sofia.
    sei que houve gente que saiu da marcha de calendário porque não gostava do que estava a acontecer.
    marchantes olhem bem para a vossa a marcha porque um dia quando começar a descambar vai ser uma associação que vai ao ar.
    escreve alguem que sabe alguma coisa.

    ResponderExcluir
  33. Concordo consigo senhor Arnaldo Silva!
    Avidos esteve superior a calendario, e falo de calendario pois pareceu-me ser realmente rival de avidos.
    Estou entusiasmada e curiosa sobre o proximo ano, vai ser em grande!
    Viva as marchas!!!

    ResponderExcluir
  34. Ola bem eu nao me vou submenter ao anonimato como muita gente o faz, por isso afirmo que sou marchante de calendário e com um orgulho imenso na freguesia que vivo!! Adiante...
    Quando li pela primeira vez estes comentários tinha decidido que nao iria escrever nada sobre este assunto e nao iria descer a esse nivel! Mas voces deviam pensar que nos calamos por medo.O que nao é de todo a verdade!

    ResponderExcluir
  35. PARTE 3-Relativamente aos arcos, os de 2010 não eram iguais aos apresentados pela marcha de calendário no ano de 2009, houve um grande trabalho de bastiadores e eu sou uma prova, porque estive lá tambem a trabalhar na realizaçao dos arcos, e tambem como nas outras marchas o funcionário da camara foi á sede da nossa marcha, e se nao tivessemos trabalhado decerteza que nao eramos prejudicados.
    Outra coisa, relativamente à pergunta “ A marcha vencedora vai actuar em mais algum lado?” A resposta é sim, vamos actuar no próximo dia 26 na festa de Santa Catarina, e quando fazem uma pergunta deixem responder, nao é criticar logo sem saber.
    Ahhh uma outra desculpa por termos arrecadado o primeiro lugar é os conhecimentos que temos , eu pergunto onde? O nosso presidente nao é o presidente da junta da freguesia, que digamos tem muita influencia!Quanto aos nossos apoiantes podem ser menos que os da marcha de avidos, mas temos um dilema mais vale poucos mas bons do que muitos e fracos.Para terminar,como tenho de cultura geral, este aviso é para a marcha de avidos, as pombas á noite ficam desorientadas e foi por isso que o vosso numero de sair as pombas noao correu assim tao bem.
    Bem foi este o meu comentário, espero que fiquem esclarecidos. E ja sabem. È É É É CALENDÁRIO É QUE É!

    ResponderExcluir
  36. ( ESTE FAZ PARTE DO COMENTÁRIO ANTERIOR)Falamos agora da marcha da arca, sente- se injustiçada por ter ficado em terceiro lugar mas com aquelas roupas( que nao davam vida à marcha), a letra da musica que se tornava repetitiva a dizer sempre soldados da paz, e com aquela coreografia queria o que o terceiro lugar? É justo que a marcha de fradelos nao deveria estar á frente da marcha da arca, mas nao me venham com historias, que com a marcha que a arca apresentou nao iria para o pódio. É de notar, que a marcha arca nao merecia o sexto lugar de o ano passado, mas a marcha de calendário e volto a repetir tambem foi super prejudicada, mais que arca. E para quem nao se lembra calendário foi penalizado por ter ultrapassado o tempo, e isso na realidade nao se notou ( e temos provas de como o que estou a dizer é verdade) e entao esses cinco pontos serviam para ultrapassar a marcha que plagiou a marcha de alfama com música, coreografia e roupa e que sao os grandes Unidos por Avidos.
    Ja que se fala deles, o premio da rua é importante para quem? Ah para a marcha que só ganha isso!Mas vejam , leitores deste blog, e temos uma prova evidente, no jornal povo famalicense, opinao pública e no site da camara, que nas noticias sobre as grandes marchas nada vem a falar da marcha mais popular! Nao sei, quer dizer sei, mas isso quer dizer alguma coisa, os jornais tem que ser selectivos e tem que por informaçao que seja importante! No vosso ponto de vista, os jornais nao falam de nada, porque foram comprados( uma das repetitivas desculpas de algumas marchas).
    Eu gostava de saber onde estao as rusgas da povoa, nao sei!! Por mais que repita a visualizaçao do video nao encontro nenhuma marca das rusgas, nem roupas tradicionais,nem arcos individuais , nem as musicas dedicadas ao sao pedro. E convêm esclarecer que por estas razoes nao deviamos ser penalizados Por favor antes de criticarem aprendam o que é uma rusga!E quanto á presença de poveiros so ha 4, e no dia da marcha so estao la 3! Mas tambem ha pessoas que nasceram na povoa mas que vivem em calendário! Essas pessoas estao proibidas de irem á nossa marcha?Nao porque nós somos unidos por calendário, queremos representar e representamos a nossa freguesia de uma maneira esplendida e desta forma fazemos todo o possivel para isso, desta forma deixamos entrar pessoas mesmo que nao nasceram em calendário!E voces avidos, criticam mas tambem tem gente de calendário, sendo assim voces tambem vao buscar gente fora da freguesia para dançar e apoiar!
    Quanto a dizer que ganhamos porque temos gente da povoa, isso é ridiculo porque como ja referi anteriormente as pessoas que vem da povoa( que nao é o menino jesus), sao apenas 3 e essas três nao fazem uma marcha, e se tivessemos? pelo menos o povo de calendário nao é inferior a eles, quanto ás restantes marchas nao sei! Mas pelo o que eu vi deviam aprender a marchar porque marcha nao é andar com os pes a pisar uvas, como alguns marchantes de outras marchas o fazem.
    Um outro aspecto que me faz escrever é o seguinte, eu juro que gostava de saber onde é que o povo famalicense diz que voces ( avidos) sao os melhores( como voces dizem que ele o faz) ..por favor digam –me ( fico á espera sentada, porque nem nas regras de escrever uma noticia é possivel o jornalista escrever a sua opiniao). Outra coisa o povo famalicense fala de voces mas nao dizem que voces sao a melhor marcha, dizem apenas que voces ficarem em terceiro lugar. Tambem penso que convêm esclareçer como se escreve a vossa marcha, visto que os jornais da regiao nao o sabe escrever.
    Eu concordo com a má atribuição dos premios, mas ha coisas que penso( pode nao ser o agrado de todos, mas nos temos liberdade e por isso vou falar), a roupa de avidos dava nas vistas mas de perto a combinaçao entre o prateado, preto e laranja nao estava muito bonito.

    ResponderExcluir
  37. Quando é que vao estar aqui disponiveis as fotos da marcha do ARCA?

    ResponderExcluir
  38. Boa noite, concordo na integra com tudo o que o sr Arnaldo Silva escreveu,não se consegue perceber as pontuações deste ano estava tudo as claras e de repente um júri encomendado sabe se lá por quem a perceber de sei lá o quê( menos de marchas populares) dá uma classificação a todas as marchas que é tudo menos justa.Gostaria de perguntar a quem de direito qual a formação e experiência em marchas populares tinham os elementos do juri destas antoninas?
    Em que critérios se basearam para atribuir tal classificação a todas as marchas?
    A mim pelas enrevistas que deram a porto canal deu-me a sensação que não tinham bases nenhumas para avaliar marchas populares.Por isso pedia desde já a quem de direito, sejam exigentes aquando da escolha do próximo júri, que no minimo saibam o que são marchas populares e não só que percebam de musica ou dança ou roupa, que percebam de marchas num todo.
    Em segundo lugar queria felicitar a marha de avidos pelo seu prémio como marcha mais popular, sim porque desse prémio ninguem fala até mesmo o journal opinião publica que no minimo poderia ter colocado avidos no seu journal com uma foto de rua, mas infelizmente até isso avidos tem contra e verdade seja dita eu gosto mais de ver as marchas na rua só para ver a exibição excepcional que avidos faz, nenhuma outra marcha tem essa garra,
    Em terceiro lugar e para que não hajam duvidas o zom zom zom que anda para aí espalhado que elementos da marcha queria agredir o apresentador pela classificação dada é pura mentira e ignorância de más linguas eu falo porque sei simplesmente foi mostrada a indignação e humilhação que a marcha de avidos tem vindo a sofrer por parte desse apresentador que em quaquer altura foi tudo menos profissional avidos sentiu na pele a frieza com que foi anunciado vencedor em 2009 já quando se trata de calendário até o tom é diferente, está bem que goste de calendário mas nestas coisas seja imparcial porque as pessoas sabem que nada tem a ver com a votação porque se tivesse,,,,,,, já se sabe, e ainda bem que não foi só a marcha de avidos a notar esse sentimento é sinal que á gente atenta aos profissionais da comunucação.
    Enfim desculpem este discurso mas faz parte da minha indignação e espero que a marcha de avidos tambem o faça publicamente.
    Bem haja a todas as marchas injustiçadas mas essencialmente a marcha dos unidos de avidos porque eu estou com voçês.

    ResponderExcluir
  39. Sr. Arnaldo

    É muito simples, chama-se factor "C" ou Cunha, como é conhecido. Obviamente que concordo consigo, quando diz que essas duas marchas mereciam os lugares cimeiros, pois tem toda a razão. Não direi qual delas devia ficar em primeiro pois não sou juíz nem possuo as qualificações necessárias para esse cargo, ao contrário dos júris contratados pela grande, enorme (em quantidade de asneiras feitas) CM de VNF, que insiste em convocar pessoas que não entendem nada do que estão a ver, e votam apenas por votar. A câmara devia ter vergonha...

    NOTAS: Calendário, para o ano levai as toalhas de mesa com o galinho de Barcelos. A Arca quer apagar o fogo de ficar à tanto tempo sem pódio que isso lhe está a custar as vitórias, os avidenses, falam de mais e sabem de menos.

    ResponderExcluir
  40. Para o ano já estou a ver marchas de Famalicão ir à Povoa alugar marchantes, fazem só a roupa e não precisam de ensaiar.

    ResponderExcluir
  41. Ó Sofia nota-se quando és tu que escreves alguma coisa e não assinas. Vocês vão actuar na Santa Catarina? e ela vai vos abrir a porta? Querem alugar algum povo para vos ir bater palmas? vê lá se quando vieres embora não vens aos trambolhões pelo monte abaixo dentro das vossas originais pias.
    lololololol
    Já agora a marcha mais popular vai actuar em três sítios diferentes.

    ResponderExcluir
  42. Para o anónonimo de Marchante de Calendario:
    Avidos faz-vos muita inveja, aí está a questao de tudo!
    Tem toda a razao a dizer que os jornais nao falaram no prémio de rua. Esta muito mal. Mas tambem lhe digo, nao precisamos.
    Ao contrario de voces, somos os vencedores do povo, dos famalicenses. As pessoas ao verem a nossa marcha sabem por si só.
    Enquanto que a marcha de calendario precisa de noticias a dizer que ganharam as marchas, pois garanto que poucos o sabiam, Avidos nao precisa disso para se salientar sobre voces.
    E triste, muito triste.
    D.Sofia nao se escnda no anonimato, tal como disse.

    ResponderExcluir
  43. Francisco Araujo Bastos17 de junho de 2010 às 11:08

    AS MARCHAS ANTONINAS EM VILA NOVA DE FAMALICÃO.
    As Marchas como de costume foram um autentico sucesso pelas ruas de
    Famalicão, mas como não podia deixar de ser os Lobbys e os Compradios
    sobrepoem-se á Justiça e á honestidade que todos os Marchantes dedicam
    a estas Marchas. Mais uma vez ficou provado que o Bom Desempenho e e
    Originalidade destas Marchas ficam marcadas pelas INJUSTIÇAS DESSES
    MESMOS LOBBYS.
    E por ultimo só um aparte é que o sr Leonel Rocha devia saber houvir as criticas, para tentar rectificar o que está mal. E que todos os responsaveis que que escolheram o Juri não se esqueçam que as Marchas são.. do... e para o Povo e todos os Marchantes sem excepção que se dedicam com o seu precioso tempo, sem ganhar nada absolutamente nada as dedicam com todo o gosto e orgulho ao Povo de VN Famalicão, por isso não e a classificação que irá desanimar estes Marchantes, antes pelo contrario da-lhe cada vez mais força e vontade de tentar fazer mais e melhor combatendo todos os LOBBYS E INJUSTIÇAS. Pelo Povo de Famalicão.
    Francisco Araujo Bastos

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde,
    Hoje tive a oportunidade de ver as marchas no Porto Canal em repetição.
    não sou de Famalicão mas sinceramente a marca de avidos em 3º lugar? mas como? a que ficou em segundo coitadinhos. aqui falam da marcha de calendário ser repetitiva em relação aos outros anos eu este ano a ver deu-me sono fizeram a mesma coisa em palco pra ai 3 ou 4 vezes igual.
    sinceramente. é isto que o vosso presidente da camara quer que seja como em lisboa?
    nem de perto nem de longe. vocês querem é acabar com as marchas em famalicão. aquelas que merecem e trabalham vocês dão-lhe com os pés sim senhor. gostava muito de ver a marcha de avidos a desfilar na avenida da liberdade em Braga ia ser um estrondo
    força, não desanimem
    Alice, Braga

    ResponderExcluir
  45. Assistam a este video. Fala por si só:
    http://www.youtube.com/watch?v=WvK36gKqsp8&feature=player_embedded

    Viva Avidos

    ResponderExcluir
  46. houve uma marcha que me surpreendeu, era das mais baratinhas mas fez uma coreografia muito engraçada e coordenada e nada repetitiva. fiquei mt surpreendido pois ficou em 8º lugar

    ResponderExcluir
  47. Olá a todos, com tantos comentários feitos ,uns mais descabidos que outros,e por vivermos num país livre resolvi deixar aqui também o meu comentário,´sou marchante orgulhosa da marcha de avidos e foi com grande desânimo que acabamos a noite do dia 12 de junho, desânimo pelo facto de termos trabalhado tanto, imaginado e idealizado tudo quanto viram nessa noite que foi quase perfeita.Desânimo por colocarem na nossa frente marchas sem imaginação ou falta dela, sem grande elaboração no trabalho que apresentaram mas que enfim.....
    Para que todos saibam tudo na nossa marcha foi pensado ao pormenor e feito com dedicaçao, cada etapa tem um bocadinho de cada marchante e para responder ao marchante de calendário nós também temos cultura e sabiamos perfeitamente que as pombas á noite ficam desnorteadas´só que quisemos arriscar mas elas ficaram assustadas com o que tinham visto antes, e realmente poderiamos ter colocado espigas flutuantes a sair do espigueiro em direcção ao céu, mas aí diriam que era plagio.....
    Queria avivar a memória ao marchante de calendário , no ano passado se calend´rio ultrapassou o tempo ou não não sei o que sei é que avidos também foi penalizado em 5 pontos devido ao ultrapassar do tempo(dizem eles) e mesmo assim ficou com mais 3 pontos que calendário por isso nunca poderiam ser vencedores por aí não.
    Quanto á sua cultura é´básica porque não sabe o significado de plagio que só existiu na vossa cabeça.
    Diz que o prémio de rua não é importante mas está a contradizer se porque afinal de contas havia alguém na vossa marcha que não percebia o porquê de avidos ser sempre a marcha mais popular e então pediram um local onde fosse feita a exibição para a marcha mais popular e assim foi mas azar do caraças d. sofia de calendário avidos voltou a ser a marcha mais popular,o que será que faltou a calendário? Eu sei ,interação com o publico, vamos ver o que se vai seguir para o ano!
    PEÇO DESCULPA MAS AMANHÃ A MAIS..........

    ResponderExcluir
  48. Dando a minha opinião mais sincera, eu quando vi a marcha de calendario pensei para mim mesmo: " ai que bonito, eles vão todos fazer um piquenique e convidaram a Dania Neto e algumas poveiras, que simpaticos". Mas não vou comentar a desilusão que senti ao saber que foi essa mesma marcha que ganhou o primeiro lugar.
    E depois pensei:" Sera que Avidos foi desqualificado por espetacularidade, originalidade e por não ter padrinhos e poveiras???"
    E para mim Avidos devia ser uma freguesia de lisboa para ter marchas a altura.
    Força AVIOS

    ResponderExcluir
  49. Sinceramente gostei de saber que incomodo tanta gente. Passei aqui p ler o artigo do meu amigo Ricardo e como ja me tinha "constado" o vosso interesse em mim vim "espreitar". Ao tal anonimo que me acusa de anonimato aqui fica o esclarecimento, não fui eu que escrevi NADA, esta é a primeira vez que venho ao blog apos as marchas. E acreditem não o pretendo fazer muitas mais vezes, prefiro dedicar o meu tempo a coisas mais uteis e sãs.
    E como tenho vida propria, não preciso deste tipo de mexericos para me realizar.
    Sinto-me muito mais realizada em ver essa vossa "loucura" pela marcha que represento. Calendarense é quem sente e nossa marcha no coração e por ela vibra e muda a vida.
    E podia terminar com um ditado popular, mas são tantos os que me ocorrem ... fica só o pensamento.
    Falem... bem, mal, pouco importa....desde que falem
    Sofia Nunes

    ResponderExcluir
  50. Peço imensa desculpa...mas o comentario que tem tres partes foi feito por mim....Margarida Correia Marqies Teixeira! Sou Calendarense e danço na grandiosa marcha de calendário! Se quiserem saber mais sobre a verdade da minha identidade para provaremn o que eu estou a dizer ( pk eu posso ter conhecimentos) peçam aqui neste blog....


    VIVA calendário

    ResponderExcluir
  51. O senhor é marchante de avidos e nem sabe o que a sua marcha faz ao certo! Eu conheço pessoas de avidos que afirmam que sabem que voces passaram o tempo!!!

    Plágio só na nossa cabeça, por favor vá ver este video: http://www.youtube.com/watch?v=LvEpfd2C1JQ, veja e depois aqui para tambem falarmos( se quiser) !

    ResponderExcluir
  52. Ao anonimo de 24 de junho - 23h47

    Passar o tempo??
    O meu amigo aprenda a contar, aprenda a ver as horas ;DDD

    ResponderExcluir
  53. Eh lá.. Calendario deu noticias!


    "A ignorância e o vento são do maior atrevimento."

    ResponderExcluir
  54. para todos õs interessados imformo que a actuaçao da marcha de calendário correu *****. Eles sao muito profissionais e ao contrario do que voces pensam eles nao foram a rolar nas pipas.
    Maria Joana Pinto

    ResponderExcluir
  55. então a tal marcha dos tais "Unidos" por Calendário tiveram uma actuação à altura de campeões na Santa Catarina (ou seja em casa) e foram assobiados.
    é como já ouvi dizer o povo é soberano.
    é engraçado como isto acontece não é que a gente sem perguntar nada a ninguém, ex-marchantes e marchantes da dita marcha contam certas coisas que até dá vontade de rir.

    ResponderExcluir
  56. Eu até dizia alguma coisa , mas éh páh , sou novinha e tal , mas tanta ignorância aqui , nem dá para comentar nada !
    - Só vos digo uma coisa , têm dor de cotovelo ? Cheguem nivea, já ouvi dizer que cura ;)
    - Dizem que os comentários são deste ou daquele , sem saberem -.-''
    - Falam , porque se acham os maiores, e certo estão a falar daquilo que não sabem , todos repetem o que os outros dizem , e pensam qualquer coisa do gênero "Éh páh , aquele disse aquilo assim , deve perceber da coisa, vou dizer mais ou menos o mesmo só para não parecer um ignorante qualquer" !
    - Devem ter muita vergonha na cara , sabem porquê ? É SÓ ANÓNIMOS POR AQUI ACIMA !
    - Falam da nossa roupa , toalhas de mesa e não sei quê (..) Enquanto estavamos parados antes de começar o desfile na rua , devemos ter recebido mais elogios que vocês todos juntos -.-''
    - Vocês falam tanto , estão-nos a dar tanta importância , ainda bem ! Continuem a falar , é sinal que ao menos somos importantes para vocês (..) Só vos digo uma coisa meus queridos(as) , querem o 1º lugar , lutem por ele (..) E não venham cá dizer que existiram cunhas , ou porque foi por causa dos padrinhos que ganhamos , pois não eramos as unicas marchas com padrinhos famosos , e em relação aos poveiros , contem o numero de poveiros e numero de calendarenses -.-''
    A consciencia devo-vos pesar tanto á noite !
    Vocês nem merecem comentário , mas pronto, eu lá me dei a esse trabalho !

    Priscila Mendes , Marchante Orgulhosa Da Associação Unidos Por Calendário ^^

    ResponderExcluir
  57. Boa Tarde a todos .
    Sejam adultos e saibam perder e ganhar e tudo junto, nao critiquem que é feio e apesar de tudo nao se sabe o dia de amanha.
    Eu adoro as marchas tal como muita gente , com estas e outras coisas há pessoas que vão fazer com que a câmara acabe com as "Marchas de Antoninas".
    sejam adultos
    Joel Araújo

    ResponderExcluir
  58. Nao ha mais comentários???
    Boa!!A mensagem foi passada!

    Margarida Teixeira

    ResponderExcluir
  59. Cara Priscila Mendes , sabes o que sao elogios?
    Mais elogios que todas as marchas juntas? Tem tanta mas tanta piada!
    Voces queriam que isso fosse verdade mas não é! Mas como dizia a minha mae, sonhar faz bem!
    Já que se julgam tão grandes e os melhores, façam um questionario as pessoas para ver o que elas acham desta fantochada toda, de terem ganho. Já que ouviram tantos elogios certamente nao temem!
    Avidos ia atras de voces e sabem os comentarios?
    Estao lindos! Nunca vi nada assim! Esta é a melhor marcha, sem duvida. Olha que brilho, que alegria! "
    Eu nem me atrevo mais a continuar porque nao quero deitar-vos a baixo!
    MMas se tiverem duvidas do que falo, façam um questionario, façam um estudo! Da muito trabalho, e por ai nao estao haituados a isso. Esta certo!

    Não é a toa que Avidos ganhou o prémio de rua, de popularidade. Em que se baseia? Comentarios e aplausos.
    Mas claro que sim, voces ouviam mais elogios que todas as marchas juntas. O vosso azar era o juri nao estar nos sitios certos, que pena. Deviam ser tao escassos que pronto :DDD
    Nao me lembro de alguem falar que ganharam por ter padrinhos. Desviar atençoes? AHAHA
    Fala muito bem dos poveiros em relaçao aos de calendario!! A VERDADE VIRÁ AO DE CIMA!
    Quanto a dor de cotovelo, penso que ca nao se sofre disso! Mas precisam de nivea por ai? Acho que no FREITAS está em promoção. Certamente se fizermos uma recolha de donativos para a vossa dor muita gente nao se importaria de contribuir.

    Durmo descansada.. Alias, nestas ultimas semanas, ao fim de semana nao tenho dormido grande coisa. MAs nao é a consciencia que pesa. Sao as nossas actuaçoes que nos deixam cansados porque damos tudo sempre e nao so no dia. Nao vamos com 60 marcantes para dizer que estivemos la. Vai tudo e faz a festa! Aii mas espera.. Voces nao sabem o que é ter actuaçoes sempre e com todos os marchantes. Peço imensa desculpa..
    E voces tem conseguido dormir? Eu acho que nao.. Mas o motivo nao e de certeza o mesmo!

    AHAHAHAH
    VIVA AVIDOS ;)

    A vossa mensagem já foi passado a muito tempo cara Margarida Teixeira. Resta saber se o objectivo foi atingido ;DD

    ResponderExcluir
  60. Outra anonima a falar , e que tal assinar ? Ficava bem penso eu !
    Lá por termos ganho não quer dizer que desprezamos as outras marchas , ao contrário de você que despreza todas menos a sua como é óbvio ! Mas dou-lhe os parabéns por isso, porque claro que nós devemos sempre defender e cuidar daquilo que é nosso !
    Mas é escusado andar a falar das roupas , ou da marcha dos outros (..) Andar a dizer que não trabalhamos tanto como vocês ? Mas que cena , depois vem-me dizer que não tem dôr de cotovelo ! Se você anda cansada por ter dado tudo na sua marcha , ainda bem , é bom sinal , mas não venha cá dizer que os de cá não deram sem sequer presenciar os ensaios !
    Eu não falei do trabalho e empenho de ninguém para você vir cá reclamar !
    E simm , recebemos elogios , porquê , acha que só a sua é que os recebe ? Cada uma tem os seus admiradores , e depois ?
    Fala em sonhar , então continue você a sonhar de que a sua marcha é a melhor -.-'' Nós sonhamos e alcançamos os nossos sonhos, ao contrário de você, que pelos vistos sonha mas para alcançar isso é preciso falar mal das outras marchas !
    Continua a duvidar da quantidade de poveiros e de calendarensses ? Vai dizer que tinhamos uma rusga não ? Já alguma vez foi ao S. Pedro à Póvoa e viu uma rusga poveira? Se já, não parece! Conte quantos rostos da nossa marcha aparecem numa rusga poveira!
    Mas olhe, como eu já disse, continue a falar , mas assério continue , gosto dessa importância que você nos dá minha querida !
    - Ah e já agora, se sabe que a nivea no Freitas está em promoão é sinal que já necessitou de procurar onde estava mais barata

    Com muito prazer , Priscila Mendes ;)

    ResponderExcluir
  61. Muito boa tarde a todos os leitores deste mísero blog que é um antro de má língua,
    Começo por dar-vos uma noticia que vos desiludirá bastante, todos os marchantes tem muito orgulho temos na nossa querida Sofia Nunes como em todos os outros membros da organização desde já se diga!
    Aqui fala-se da simplicidade dos nosso homens, e no fato macaco com uma camisola amarela que ficaram a vossa frente mas não se fala na imitação barata e reles da roupa dos vossos queridos soldados da paz, uns dizem que levávamos toalhas de mesa, outros que fomos buscar a roupa fora, para comprar toalhas de mesa temos lojas cá em Famalicão não é preciso ir fora, e se os nossos arcos são “renovação” dos de 2009 como dizem como os podemos ir buscar fora? É de se notar que qualquer coisa serve para se dizer, desde que se rebaixe a Marcha VENCEDORA!
    Se querem falar, pelos menos falem daquilo que sabem, sim porque como algum anónimo diz “Nas bancadas do estádio estava povo da Povoa que ao conversarem com outros confirmaram que nas marchas do CALENDÁRIO vinham elementos do rancho das Caxinas” penso que se estariam a referir ao Rancho Tricanas da Lapa, que por acaso no mesmo dia 12 de Junho teve actuação em Vila do Conde!

    A nossa associação não desaparecerá nem se desmoronar-se-á para prazer de todos nós e noites mal dormidas para a maioria de vós! E como a minha outra companheira de marcha, Priscila, citou, experimentem a nívea é capaz de dar algum resultado, mas como também já algum cobarde por aí disse, está em promoção no FREITAS, parece que alguém já precisou de comprar!
    Olhem pelas vossas míseras vidas, ide fazer o jantar para o marido, ou regar o quintal das mulheres, façam alguma coisa de útil nas vossas medíocres vidas!
    E falem, falem lá, bem ou mal, ainda não perceberam que quanto mais falam mais importância nos dão?
    Para o ano há mais e lá estaremos fortes como sempre, com os nossos tradicionais poveiros, as coreografias repetidas, os padrinhos famosos, as toalhas de mesa, com o vocês se lembrarem de dizer na altura, mas lá estaremos e não vamos facilitar!
    Preparem-se bem preparados!

    E tentem dormir melhor que o senhor Leonel Rocha, com tanta ignorância e estupidez junta deve ser bem difícil!

    Ahh e minha querida senhora ou querido senhor que respondeu a Priscila, para a maior parte das pessoas, aquelas que se dizem normais, normalmente quando se está cansado é quando se dorme melhor!

    E é com muito orgulho numa marcha digna de ser campeã que assino
    Tânia Costa

    ResponderExcluir
  62. Cara Tânia Costa,
    Como administrador deste “miserável” blog, como você o apelidou, podia e devia exercer o direito de lhe remover o comentário, mas não o vou fazer, para que o possa ler e reler e de alguma forma aprender com seus próprios erros.
    Gosto do adjectivo que escolheu para definir o nosso blog, sabendo que algo só pode ser miserável porque algo ou alguém o tornou assim, fico é a pensar que se calhar não será com comentários como o seu que tornam realmente este blog “miserável”, mas sendo que os seus comentários contribuem para tornar estes blog “miserável”, você a os escrever torna-se então o que ????????
    Deixo a pergunta no ar para que possa reflectir sobre isso, é que nós somos aquilo que fazemos e/ou escrevemos.
    Quanto má língua que por cá abunda em comentários, penso que devia seguir o conselho da pessoa que você elogia e tanto orgulho tem, pessoa alias que bem conheço e prezo à longa data e certamente não se revê minimamente no seu comentário (Ana Sofia), é que não podemos como dizia outra Srª suspender a democracia durante 6 meses para que ninguém fale da vossa marcha ou das pessoas que dão cara por ela, se falam cara Tânia é sinal que não são indiferentes e é igualmente sinal que as respeitam, apesar de por vezes ser mais fácil o caminho da provocação, porque sabe que dos indiferentes não reza a história.
    Quanto a si deixo um pequena “dica” :

    Não há ignorância mais insolente do que a da ignorância quando se presume de sábia.

    ResponderExcluir
  63. Cara Priscila!
    Tudo bem?
    Fiquei muito feliz por receber conselhos que me servirão para toda a vida. Ainda me pergunto o que seria de mim sem as suas palavras.
    Mas sabe, ensinaram-me que devemos agradecer decentemente e assim o farei: Quanto mais falamos da vossa marcha, é verdade que vos damos importancia. Mais nao podia ser pela injustiça dos vossos lugares e pela ignorancia de 5 pessoas que votam assim. O lugar é vosso, muitos parabens. Sinceramente nao tenho sor de cotovelo. E sei das promoçoes da nivea porque voces sao muito importantes e como tal devo zelar por vós! Deviam sentir-se feliz, toda a gente zela pela vossa marcha, pela vossa organização. Duvidam? :DDDD Bem?
    E como nao poderiam ter orgulho de ter a senhora Sofia a frente? "Ou é assim ou..." vosso lema ;)
    Voces podem estar sentadinhos que certamente ficarão no pódio! Eu imagino o quanto isso vos deixa orgulhosos!!
    Sabe o que dá mais gozo? É ficar em terceiro e ouvir SEMPRE que merecemos o primeiro ;DDD Dá cá uma pica!
    MAs voces agora argumentariam que ficaram em 1º e tralalala... Sinceramente, mas muito sinceramente, nao me faz diferença. DA CA UM GOZO ;D

    Prinscila muito obrigada, levarei comigo, para o caixao, todas as suas palavras! E levarei tambem estas : A MARCHA DOS UNIDOS DE AVIDOS É A MELHOR ;DDDDDD

    (gosto do anonimato, dá gozo ;D)

    ResponderExcluir
  64. Anonimatoo dá gozo ? É só para dizer que não tem cobardia -.-''
    Injustiça, Injustiça, Injustiça, aii coitadinhos que são uns injustiçados (..) pensem no que dizem e fazem e depois venha-me falar de injustiça !
    Chame-lhes ignorantes , chame-lhes o que quiser mas o que é certo é que se nós não ganhassemos eram uns deuses [as 5 pessoas a quem se refere] , as pessoas que mais percebiam do assunto .
    Não precisamos do seu zelo nem do de ninguém, falsidades e sinismos aqui nao servem, muito obrigado ;)
    Sentadinhos ? Óh minha querida, aí é que se engana, nós trabalhamos para conseguir chegar onde chegamos, lutamos para termos aquilo que queremos, a minha querida mãe sempre me ensionou que sem esforço e trabalho não se vai a lado nenhum.
    Olhee , e esta frase que você disse "Ou é assim ou.." , podia continuá-la, acabe o que começa (..) Ahh , desculpe-me, esqueci-me que a sua cobardia não o permite !
    Ouviram sempre que mereciam o 1º lugar, quem disse isso ? Ahh, já sei, veio-me á ideia (..) Essa gente da sua marcha e da sua freguesia .. como é óbvio.. Quem mais poderia ter sido ?
    Só lhe desejo uma coisa , que não morra muito cedo (..) Mas quando isso acontecer, tenho muito gostinho que leve as minhas palavrinhas , óh menos são mais censatas que as suas , e devem ensinar mais que você ;)
    - E Sem Cobardia Meu Amor , Piscila Mendes =D

    ResponderExcluir
  65. Minha senhora ou menina o nosso objectivo foi totalmente atingido....!Ja temos a estátua conosco minto as estátuas que foram 5 e o grandioso povo que nos apoia está feliz por mais uma excelente representação da freguesia.
    Quanto ao estudo nós temos uns bons OUVIDOS e sendo assim nao precisamos de estar a ver o que as pessoas pensam pois na noite de 12 de junho ouvimos muito bem a opiniao das pessoas.E alias temos mais coisas para fazer visto que a nossa associação tens mais actividades para presenteiar á população de Famalicão e de outras cidades( sim que nos deixamos participar toda a gente nao sao diferentes de nós)
    Sabem uma coisa, cada vez mais sinto orgulho pela marcha que represento!
    Umas boas férias para todos!

    Margarida Teixeira, uma marchante dos Unidos Por Calendário!

    ResponderExcluir
  66. preparem-se calendarenses para o ano terão uma nova marcha 100 % de calendário. aguardem terão noticias brevemente.
    (p.s não temos nada a haver com os unidos por calendário)

    ResponderExcluir
  67. desculpem lá mas este blog é da ARCA ou é um blog para criticar principalmente a marcha de Calendario??
    voçes em vez de virem para aqui criticarem as marchas e justificarem o lugar das vossas associaçoes deviam era de estarem a pensar onde vosses erraram para ficarem nesse lugar!
    a marcha de avidos e da arca ficaram com uma grande dor de cotovelo, desculpem la o termo, mas nao existe outro, por terem ficado em sexo e terceiro ! mas o pior nao foi isso! mas sim o grande vencedor ter sido Calendario!
    para vossa informaçao e para muitos ignorantes:
    1º nós nao precisamos de padrinhos famosos para ganharmos, se nao a ARCA nao ficaria em 6º lugar!

    2º nao sei o que vosses tem contra os poveiros! a marcha de calendario nao é composta so pelos poveiros e se eles participam é por gosto! e nao sao eles que nos dao a vitoria! somos 120 pessoas, e se houver poveiros sao poucos! eles sao pessoas como nós somos todos iguais e nao sao maiores do que nós!

    sinceramente gostava de saber o que voçes tem em contra a marcha de calendário!

    voçes antes de virem para aqui criticar e falar de boca cheia sem razoes nenhumas pensem bem duas vezes !

    nao sei se este comentario irá ser aceite, mase for desculpem lá os termos que usei mas é a verdade , e é triste ouvir certos comentários piedosos!

    ResponderExcluir
  68. caros unidos por calendario palavras leva o vento mas as dividas ficam por isso ainda estao á espera que paguem a musica que nao levaram mas que encomendaram sera que o dinheiro que ganharam nao chega????

    ResponderExcluir
  69. Anonimo de dia 11 de Julho - 00:44
    Sou um cidadao atento as marchas pois tenho familia em duas das marchas e é claro que ouço coisas completamente diferentes. Eu penso que nao é dor de cotovelo até porque nao ha razao.
    Sinceramente, nao concordo nem um pouco com a vossa vitoria, mas enfim, ela foi dada e quanto a isso nada a fazer.
    Eles estao a tentar defender -se e com razao a meu ver. Tal como voces acham que sao os melhores, eles tambem. É mais que compreensivel

    Penso que voces nao deveriam falar tao de papo cheio porque no meio de tudo isto, fica-vos mal.
    A voces por ter sido injusto aos olhos da maior parte, e para as outras marchas porque dao parte fraca!

    Espero que para o ano as coisas sejam mais justas e ainda mais bonitas!

    Abraço
    José Machado

    ResponderExcluir
  70. boa tarde. se alguém me poder esclarecer uma coisa. não me sabem dizer se é verdade ou não se o ensaiador da lagoa deste ano vai ensaiar a marcha de avidos?
    obrigado

    ResponderExcluir
  71. JÁ ERA DE ESPERAR...
    De tanto bate-boca eis que se conhecem algumas verdades. Avidos plagiou o ano passado (não resta a mínima dúvida), mas ganhou e de forma injusta, mesmo depois de ter sido descoberta a batota. E este foi o primeiro erro da autarquia de Famalicão - o de permitir que alguém a copiar de forma integral pudesse vencer o desfile. Calendário, que deveria ter ganho, protestou e em vão. A ARCA que ficou injustamente em sexto lugar, também protestou e em vão, porque nesta câmara, há muito que existem tiques déspotas, e parecendo que não a coisa propaga-se com facilidade. Este ano deveria ter ganho Avidos (a diferença para calendário não era grande, mas notou-se no espectáculo em palco) só que a autarquia ficaria com um problema ainda maior que o ano passado, se atribuisse a vitória este ano a Avidos. Assim, em vez de corrigir atempadamente um erro, a autarquia cometeu dois grosseiros. De tantas e inusitadas manobras, que a maioria do povo - e com razão - não compreende, os efeitos secundários fazem-se sentir no blog da ARCA que serve para nele desaguar as mágoas. Não adianta sequer tentar desviar as atenções com pólvora seca, este é o blog onde opina gente da C.M. Famalicão e de todas as marchas, nós sabemo-lo bem, (basta recorrer a uma das ultimas perguntas a este blog, relembro aos mais esquecidos que é da ARCA,sobre se alguem ouviu falar de João Bernanrdo como novo ensaiador de Avidos. Na resposta e com alguma ironia à mistura, posso assegurar que não, porque Avidos quer ganhar sempre e o Bernardo há-de ter como sina o facto de só ter ganho na marcha da ARCA).
    Depois e num acto de liberdade, desde que não se ofendam terceiros, publicamos quase 90% dos comentários onde se ficam a saber entre outras coisas: promoções da nívea, pastilhas para a azia entre outros artefactos de utilidade doméstica. Mas como quem anda à chuva...percebe-se que em Calendário, a marcha está longe de ser um veículo unificador, é mais divisório. Percebe-se isso pelas ameaças (ainda que veladas) que para o ano estarão a concurso duas marchas da freguesia. Ainda que possa não ser verdade, não deixa de ser curioso que gente de Calendário ofereça anualmente a este blog a letra da marcha de Calendário, o tema, as cores da roupa e até vídeos dos ensaios. Mas há mais, um tal de "cobrador de fraque" usa um nick-name humorístico para revelar algo que à já muito se sabe na cidade: Calendário não pagou a letra a Maria do Sameiro e nesta troca de galhardetes, perde-se mais do que se ganha. Neste campo, e embora tenha ganho, Calendário sai também a perder, e isso percebe-se pelos inúmeros comentários que aqui chegam.
    É a vida... Quem vai à guerra...

    ResponderExcluir
  72. António Amaral, Delães15 de julho de 2010 às 08:43

    caro anónimo do dia 14 das 17:31, se assim for o ensaiador de Avidos fica livre não? por acaso não tem o contacto dele? se o tiver e me puder fornecer agradecia imenso.
    obrigado pela atenção
    António Amaral, Delães.

    ResponderExcluir
  73. não me venham com essa que o sr. bernardo não pode ir para avidos porque avidos quer ganhar sempre e o sr. bernardo por ter ganho pela arca não ganha em lado nenhum, é mentira pq ele já ganhou na minha freguesia esmeriz.

    ResponderExcluir
  74. sr. antonio amaral não tenho o contacto mas se tivece não podia dar sem autorização dele

    ResponderExcluir
  75. Para os menos atentos, sobre o ensaiador dos Unidos de Avidos:

    "Parabéns “Unidos de Avidos”.
    Mais um ano saíram à rua e foram a Marcha Mais Popular.
    Divertiram-se, cantaram, dançaram, sorriram e fizeram sorrir.
    A noite já ia longa quando o sonho se desmoronou, a classificação não correspondeu às expectativas.
    Sentimos que fomos injustiçados.
    Perante esta adversidade quero manifestar a minha solidariedade a todas as pessoas que trabalharam arduamente e a todas as que ajudaram de alguma forma a que a participação da Associação Unidos de Avidos fosse possível nas Marchas Antoninas.
    Quero de um modo especial agradecer a todos os marchantes que tiveram de me “aturar”, ouvir por vezes a minha voz um pouco exaltada, pois sabia que eram capazes de fazer mais e melhor, como o demonstraram no dia 12 de Junho.
    Penso que todos devemos tirar o melhor proveito dos obstáculos.
    É inevitável que ao longo da nossa vida soframos desilusões e algumas derrotas temporárias. Somos capazes de superá-las e tornarmo-nos mais fortes.
    Por isso o desafio está lançado. Só há uma maneira de acabar com o “mal” é responder-lhe com o bem.
    Para o ano organizem-se, trabalhem e tornem-se ainda mais fortes e assim demonstrarão que são “gente unida”.
    Podem contar com a minha ajuda.
    Bem-hajam, não desanimem
    Hugo Silva Fernandes"

    Podem consultar aqui:
    http://unidosdeavidos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  76. Caríssimos,
    Avidos não quer o ensaiador da Lagoa.
    Está muito melhor servido com o que tem. Pelo menos sempre deixou a marcha melhor colocada e não faz rotundas no meio da coreografia!
    Bem hajam!

    ResponderExcluir
  77. é mesmo verdade que o encenador de avidos vai embora? é pena a minha fregesia não ir nas marchas senão ele era a pessoa indicada para as ensaiar.
    bjs

    marta

    ResponderExcluir
  78. O Bernardo ganhou em Esmeriz??? Quando foi isso??? Na marcha do Euro??? Com jogadores de futebol, e arcos em forma de baliza! Ahhh! Que original, foi esse ano, considerado pelo próprio presidente da câmara como o pior ano de sempre de marchas. O desabafo em plena reunião de câmara até que foi injusto, porque nesse ano não ganhou uma marcha, mas uma espécie de equipa de futebol.
    O Bernardo agora quer é samba

    ResponderExcluir
  79. A A.R.C.A. no proximo domingo vai ao seu passeio anual das marchas porque vamos fazer um picnik pedimos a marcha de calendario que nos empreste as roupas pois ja corremos a cidade toda e estao esgotadas as toalhas de mesa para pormos no chao obrigado

    ResponderExcluir
  80. ..não queira isso amigo. Por sorte ainda lhe sái uma a cheirar a peixe...rssrss

    ResponderExcluir
  81. Sr. Hugo se por ventura estiver disponível para ensaiar uma marcha para o ano 2011, por favor indique aqui que eu indicarei o meu mail para futuro contacto ou então se não se importar passo no seu escritório em Vila Nova de Famalicão. Grato pela atenção prestada.
    António Amaral

    ResponderExcluir
  82. O ensaiador da marcha dos Unidos de Avidos não vai mudar! Peço desculpa por desiludir algumas pessoas mas a vida é assim!
    Nem vale a pena tentar ;DD

    ResponderExcluir
  83. Estas mensagens encomendadas pelo sr. Hugo para se auto-valorizar só revelam o narcisismo que abunda naquela família. Caro sr. Hugo, ninguem quer os seus serviços, em Avidos o sr. sobressai pelo esforço colectivo de todos de uma forma geral e do sr. António Gomes em particular. O seu pior cartão de visita foi a ideia de pelágio da marcha de Alfama (inclusivé a coreografia). Os seu dotes de ensaiador estão fáceis de ver.

    ResponderExcluir
  84. Anónimo do dia 22 de julho 15:14

    Mensagens encomendadas para se auto valorizar? Isso é completamente excessivo!
    PEnso que o Hugo nao precisa disso pois tem muita gente do seu lado e que o admira imenso. Os seus dotes de ensaiador dao muita dor, so pode. Inveja? Nao percebo..

    ResponderExcluir
  85. Pois, deve ser isso! Subitamente Famalicão inteiro cobiça os 'dotes' de ensaiador do sr. Hugo. Um encenador conhecido pelo concelho, cobiçado por muitas freguesias que já andam no mercado, doidas pelo Mourinho das marchas Famalicenses. Vão ver que o talento deste grande mestre da táctica de desfilar na rua e no estádio,em breve será demasiado grande para caber em Famalicão. Não me admirava nada se o visse em Lisboa, digo mais, a ensaiar Alfama. Ninguém se lembrou de pedir o contacto do homem quando ganhou a plagiar Alfama, mas todos o querem, logo agora que ficou em segundo. Não podendo dar o contacto pessoal tão cobiçado, aqui fica uma pista: é procurar os contactos das funerárias famalicenses. Peço desculpa se a pista é demasiado evidente, mas o sr. Hugo merece que o seu talento seja disputado por meio concelho, mesmo sabendo que não vai além de Avidos. Você é grande sr. Hugo, e quem disser o contrário tem é dor de cotovelo, aliás dos cotovelos que estão apoiados na lista telef´
    onica à procura do seu contacto. Uma admiradora sua, desse porte, desse níbel que ostenta!

    ResponderExcluir
  86. o hugo vais mesmo abandonar avidos. sei de fonte segura

    ResponderExcluir
  87. se não acreditam falem com o sr. Joca penso que trabalha no Famalicão Cash em gavião e faz parte do conselho economico de Gavião.

    ResponderExcluir
  88. Tens razão em dizer que a tua fonte é segura. Mas já reparaste que a água está imprópria para consumo?????????

    ResponderExcluir
  89. vocês ainda são crentes. Porra isto ainda não acabou...

    ResponderExcluir
  90. Então o passeio dos associados dos unidos por calendário correu bem?
    A mim pareceu me pela foto do jornal, k faltaram associados ou serão somente esses k estão na foto?
    Já agora os espigueiros no soajo, que tal gostaram, os de avidos eram mais bonitos não? eh eh eh.

    ResponderExcluir
  91. Caros amigos e amigas:
    Pedimos desculpa pelo atraso...Mas só agora é que descobrimos estes fantasticos comentarios.... temos a dizer que todos estavam bonitos...desde as toalhas de mesa(um toque bastante original), passando pelos passaros não-voadores (pela desorientação) até aos anuncios publicitarios (nívea, pastilhas para a asia...) ...
    achamos lamentavel servirem-se do blog da ARCA para curarem a vossa indignação. deixamos aqui o conselho:
    "CRIEM UM BLOG PRÓPRIO PARA AS VOSSAS MANIFESTAÇÕES IMPROPRIAS E DEIXEM A ARCA TER O DIREITO DE TER O SEU PROPRIO BLOG SEM INTRUMIÇÕES DE OUTRAS MARCHAS"
    P.S toda a gente tem direito aos seus 5min\dia de estupidez, mas digamos que há gente que abusa da sorte...........
    com os melhores cumprimentos aqui fica a nossa publicidade:
    VIVA A ARCA...

    ResponderExcluir