terça-feira, 12 de junho de 2012

Marcha passam a ser sábado 16 Junho


O cortejo das Marchas Populares, um dos pontos altos das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão, sai à rua no próximo sábado, dia 16 de Junho, a partir das 21h30. O evento foi adiado devido à chuva que se fez sentir no fim de semana. A festa foi adiada, mas promete agora ainda mais animação e entusiasmo. “As associações estão ansiosas por desfilar pelas ruas da cidade”, afirma a propósito o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. “Este é o momento em que as coletividades assumem o seu bairrismo e entram numa saudável e animada competição, para gaudio dos populares que enchem as ruas da cidade. É, por isso, um dos momentos mais aguardados”, acrescenta.

Este ano, são onze as coletividades que aceitaram o desafio da Câmara Municipal, e que há vários meses preparam as coreografias, os cantares e os adereços, prometendo surpreender os milhares de famalicenses e visitantes.

O desfile concentra-se na rua Adriano Pinto Basto, seguindo pela Alameda D. Maria II, rotunda D. Sancho I, Avenida de França até ao Estádio Municipal, onde cada marcha faz a sua atuação perante o júri.

Participam nas marchas as seguintes associações: Associação Cultural e Desportiva Flor do Monte (Carreira); Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe; Associação Cultural e Recreativa de S. Pedro de Riba D’Ave; Associação Cultural S. Salvador da Lagoa (LACS); Associação Desportiva Cultural de Arnoso Santa Eulália; Associação Recreativa e Cultural de Antas; Associação Unidos de Avidos; Associação Unidos por Calendário; Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão; Corpo Nacional de Escutas, 357, de Gavião e Freguesia de Oliveira de S. Mateus.


4 comentários:

  1. Boaaaa, Assim o nosso Laurindo já vai....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo vosso 7º lugar. Mas se quiserem subir na classificação nos próximos anos, deixem-se de trabalho. Façam como os Unidos por Calendário. Vão à Póvoa e comprem uma rusga. Maquilhem a música deles, trocando o nome do bairro poveiro por ARCA ou Antas e vão ver que, no mínimo ficarão no pódio. Estranho, há uns anos a freguesia de Bairro fez o mesmo, foi à Póvoa, comprou o Bairro Norte mas ficou em último porque o júri percebeu na hora a marosca. Agora, nem vocês, nem o júri, nem o próprio Santo António perceberam que Calendário ficou em 3º com uma fraude. A coreografia é poveira, a música é poveira, a letra é poveira. É tudo poveiro. Pergunto: Quais foram os items em que eles foram melhores para obterem tão boa classificação? Vocês gostam disto? Gostam de ser ultrapassados por burlões depois de trabalharem com o que é vosso, com aquilo que criam? Já viram o regulamento? Ficam de braços cruzados? Atrás dos poveiros (desculpem, dos Unidos por Calendário) ficaram muitas marchas que se esforçaram e tiverem muito trabalho de ensaios para serem vergados por xicos-espertos. Estou estupefacto com a palhaçada. Mas mais estupefacto fico com a vossa passividade. Não entendo como é possível ninguém ter visto nada. Mas já que estamos numa de batotice, façam o seguinte: Para o ano vão a Ovar, contratem uma escola de samba e dêem-lhes uns arquinhos para as mãos. Vão ver que ficarão bem classificados. Sejam ambiciosos como são os Unidos por Calendário, que vão buscar uns valentes cobres à custa do trabalho dos outros. Contudo, queria dar-vos os parabéns pela honestidade e dignidade com que sempre se apresentam a concurso. Mas isso não chega. Neste país é mais vantajoso aldrabar, mentir, corromper, burlar. É por isso que estamos na situação que se vê. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro anonimo não somos júri das marchas antoninas nem responsaveis pelas outras marchas a nós só nos cabe fazer aquilo que gostamos e sabemos fazer melhor ou pior que é levar ás ruas de famalicão a marcha mais antiga de famalicao sabemos o nosso valor e as nossas capacidades financeiras nao fazemos copias nem entramos em maluqueiras de fazer uma marcha para ganhar sem ter dinheiro para tal gostava que todas as marchas tivessem o nosso orçamento para ver como custa fazer uma marcha neste momento a nossa maior preocupação é nesta altura das marchas reunir o nosso povo e nos divertir o resto são cantigas pois a ARCA é a escola das marchas antoninas quem por lá passou aprendeu com a ARCA somos pioneiros em muitas coisas que ja se fizeram nas marchas agora participamos para nos divertir como o fizemos nestes ultimos anos e temos as portas abertas para quem quizer fazer parte desta familia que é a ARCA um abraço e obrigado pelo comentario

    ResponderExcluir
  4. mais uma vez a vergonha deste juri ou camara municipal pois é quem o escolhe nao á politica quem disse isso estava e está a mentir a cada ano que passa a vergonha é maior mas as marchas que tem postura não entram em polémicas parabens a todas as marchas.

    parabens arca continuem famalicão sabe o vosso valor.

    ResponderExcluir