sexta-feira, 12 de junho de 2009

HOJE É DIA DE DESFILE

Após muitos meses de trabalho é chegada a grande hora para os marchantes e respectivas marchas.
No caso particular da ARCA, foram meses de enorme trabalho e dedicação, de privações, suor, luta, vontade e espírito de sacrifício que sempre marcou as pessoas que trabalham para a ARCA. Temos a consciência de que fizemos e demos os nosso melhor para colocar nas ruas de Famalicão a melhor marcha possível dentro das nossas limitações, mas não será por isso que mais logo a ARCA não irá espalhar o "brilho" e arrancar do publico os habituais aplausos dignos da marcha mais antiga e mais bairrista de Famalicão, pois as dificuldades não travam o bairrismo e vontade de fazer sempre mais e melhor.
A todas as outras Marchas desejamos um bom desfile, sabemos o quanto custa levar à rua uma marcha digna e que luta pelos lugares cimeiros do pódio, a essas marchas que cada vez mais dignificam e enaltecem as Marchas Antoninas de V.N.Famalicão, expressamos o nosso reconhecimento.
Por ultimo fica o nosso agradecimento a todos aqueles que ajudaram a "erguer" esta marcha da ARCA 09, não há forma de agradecer tudo o quanto deram em prol desta marcha, a todos sem excepção o nosso MUITO OBRIGADO.


E já sabem que mais logo nas ruas de Famalicão não é admirar se por um acaso ouvirem "È ARCA È ARCA", pois quando a vamos nas ruas a desfilar, o povo gritar em alarido : SENTIDOOOO , a ARCA vai a passar...

58 comentários:

  1. Alguém me sabe dizer quem ficou em 1º lugar este ano?

    ResponderExcluir
  2. Unidos de Avidos...
    Os que deviam ficar sempre em primeiro lugar não fossem eles sempre os melhores.

    ResponderExcluir
  3. Foi a marcha de Balazar :)

    ResponderExcluir
  4. Quem ganhou sei lá, o ARCA ficou em 6º lugar

    ResponderExcluir
  5. A verdade é que toda a gente sabe em que lugar ficou a ARCA, mas ninguém sabe quem ficou em 1º!!! Estranho!!
    Será que a ARCA deu assim tanto nas vistas que só o juri não viu, as cores radiantes, o guarda-roupa excelente, uma coreografia sensacional vejam lá, eram das poucas aonde se ouviam as vozes afinadas e a cantar bem alto, o que fez com que a letra da musica fosse ouvida bem alto.

    É pena que não tenha havido justiça, um 6ºlugar com uma marchas destas, é ridiculo.Isto não foram as marchas populares, mas o circo que chegou á cidade, para se ver tal palhaçada!!!

    Mas não desistam, o que eles querem é isso, lutem e vão em frente esse é que é o caminho!

    Depois da queda o importante é a forma como nos erguemos, e caminhamos. O resto são águas passadas e essas não movem moinhos!!

    Amigos, um abraço e para mim são vencedores, foram os melhores!!!

    ResponderExcluir
  6. Avidos são tão bons que têm de imitar.. Aqui vai para vocês se rirem um bocadinho =)


    Procurem Marcha Alfama 2007 no youtube, tentei inserir o link mas não dá...


    Atenciosamente,
    EU

    ResponderExcluir
  7. Avidos foi melhor do k o ARCA em ké?
    Só se for na coreografia, só fizeram rodinhas e andam sempre com a carrela atras.
    Os interesses estao acima de tudo e este ano ha eleiçoes, nós compreendemos

    ResponderExcluir
  8. a dor de corno é grande
    alguem sabe à quantos anos a ARCA imita os outros?

    ResponderExcluir
  9. é engraçado os do ARCA arranjam sempre desculpa para tudo
    é normal ser frustado
    nós não ganhamos mesmo assim não vimos mandar bocas
    cada um tem o que merece

    ResponderExcluir
  10. desculpem lá mas vossa pontuação aqui no blog não conta?
    pensei que sim mostravam ao juri e ai ele podia ser que em vez de vos mandar para 6º era mais para 13º
    lol

    ResponderExcluir
  11. só queria dizer uma coisa vocês puseram ai no texto de inicio "o povo vai com alarido:sentido vai a arca a passar". também podiam procurar no Youtube a marcha de São Vicente de alguns anos atraz e ai viam quem anda a imitar quem

    ResponderExcluir
  12. mais uma coisa quando a arca levou uns arcos com imagens de atores e artistas isso foi copiado de que anos das marchas de lisboa?
    procurem que tambem encontram assim tambem se podem rir como o "Eu"

    ResponderExcluir
  13. quantas vezes as marchas de lisboa já levaram as serenatas

    ResponderExcluir
  14. bom dia a todos
    acho que há aqui senhores com muita dor de cotovelo
    caso não tenham reparado as marchas de lisboa são normalmente copia uma das outras o que uma levou um ano no ano a seguir ou dois anos depois lá está lógico que depois cada um depois dá um toque diferente.
    por isso aqui uma marcha copiar uma das de lisboa ou de outro sitio qualquer não tem nada de mal se calhar até se sai melhor do que lá
    a vossa marcha se devia estar zangada devia ser com as gentes da camara porque ter o terceiro lugar e depois passar para sexto no dia a seguir isso é uma coisa muito mal feita.
    ainda por cima por uma marcha que levou umas roupas e coreografia muito identicas ao que a vossa marcha já levou

    ResponderExcluir
  15. VERGONHA ESCANDALO
    JURI QUAL JURI?
    ARCA CONTINUEM VÃO Á LUTA TODA A GENTE DIZIA QUE ERAM OS MELHORES EM MUSICA LETRA ROUPA MAS A POLITICA TEM DESTAS COISAS OU SERÁ O TAL VEREADOR DE RIBEIRÃO QUE COMO TODA A GENTE SABE NÃO PODE COM A ARCA .
    ATÉ PARA O ANO

    ResponderExcluir
  16. Meus Caros,

    È de todo lamentável que as vezes a estupidez consiga toldar o nosso raciocínio!!!
    Senão vejamos: Alguém tem duvidas que o 6º lugar da ARCA é uma provocação???? Por muito estúpido que se seja, (e vejo em alguns comentários essa estupidez) quem viu como eu vi todas as marchas sabe bem que a marcha da ARCA podia até nem ganhar, são gosto e isso não posso discutir, mas um 6º lugar é provocação pura de um executivo, corrupto, vigarista e sem escrúpulos nenhuns..
    Só há uma solução para esse Sr. Vereador apenas e tão somente a demissão, mas isso seria se ele fosse uma pessoa séria e honesta, mas nós já vimos que ele não o é..
    Parabéns por ultimo a Avidos, que levou uma bela marcha, e caso ficasse em 6º lugar seria o primeiro a dizer que era uma brincadeira de mau gosto..
    Mas é nisto que somos diferentes.....

    ResponderExcluir
  17. O Presidente de Avidos deu- nos os parabéns e disse k a nossa marcha era a melhor e k só admitia perder para nós A.R.C.A.
    É uma pessoa coerente e com humildade, não é como muitos k vêm a este blog falar mal da nossa marcha.

    ResponderExcluir
  18. Hugo Silva
    muito boa tarde a todos
    antes demais queria dar os parabéns ao ARCA e dizer que fiquei muito admirado com o que aconteceu.
    acho que nem de perto nem de longe o ARCA merecia o 6º lugar, por isso eu sou a favor e sempre fui que as classificações fossem dadas para todos no próprio dia
    agora outra coisa alguém escreveu anteriormente neste Blog para ir ver a marcha de alfama 2007 eu aproveito tambem para dizer a todos para irem ver as roupas dos ranchos da zona de Viana do Castelo. Eu como ensaiador não tenho qualquer problema de ir ver outras marchas para poder tirar ideias, com já outras marchas de Famalicão já fizeram e continuam a fazer, para o ano se eu for o ensaiador da Grande Marcha dos Unidos por Avidos, e para poder defender melhor agora o nosso 1º lugar, garanto-lhes se for preciso eu vou ver as marchas de lisboa, almada, setubal e por ai adiante são muitos os videos no youtube.
    um grande abraço e sinceramente aos grandes obreiros da marcha da ARCA não desanimem

    ResponderExcluir
  19. O protesto não é por não ter ganho, é protesto pela forma como uma associação com 30 anos de uma história cheia de sucessos em nome de famalicão é tratada..
    Só isso, não viram nem vão ver niguem a pedir 1º lugar, apenas seriedade coisa complicado nos dias que passam eu sei!!!

    ResponderExcluir
  20. Pois é Avidos está em festa e bem que merece, pois como viram são gente humilde que apoia as outras marchas independemente de ganhar ou perder. Só reclamo da hora tardia e de um certo apresentador se mostrar desagradado por Avidos ganhar e tampouco pedir para voltarem a apresentar novamente a coreagrafia no palco.

    ResponderExcluir
  21. AOS MARCHANTES, AMIGOS, SÓCIOS E SIMPATIZANTES DA A.R.C.A. :

    Tenho um enorme orgulho no vosso trabalho, um respeito imensuravel pelas origens humildes da A.R.C.A. e uma estima ainda maior pelas gentes da "nossa" terra. A nossa marcha esteve fantástica, na rua e em palco. Ao ponto de ter recebido o apoio e solidariedade na hora do nosso protesto, da marcha dos Unidos por Avidos e Calendário. Não foi apenas uma questão de gosto a votação, foi uma PROVOCAÇÃO. Não foi critério do Júri, foi ADULTERADO o resultado final. Quem como eu anda nestas coisas há algum tempo, percebe as injustiças, aceita os diferentes critérios, mas inconforma-se com um ROUBO como este. Ora, se no dia abordei o vereador a perguntar qual a classificação da A.RC.A. e ele me assegura que estava em 3º ou 4º... Fica tudo dito. Embora tenha dito à comunicação social, que disse que pensava que... Para um alto responsavel, supor sem rigor, é um sinal claro do seu profissionalismo. A culpa pode ser da incompetencia do juri, mas em primeira instância é sempre de quem o escolhe, e quem escolheu não soube o que fez, só o soube fazer quando trapaçou a verdadeira classificação da A.R.C.A.
    Ao vereador de Ribeirão, que sempre teve parca estima pela nossa associação, saiba que o sentimento é recíproco, e quando me disse na madrugada de sábado que já estava "habituado á minha verdade", pois deixe-me que lhe diga que por mim, "estou habituado ás suas mentiras"!
    Por último, não se preocupem que a A.R.C.A. não desiste, a A.R.C.A persiste e brevemente voltará a dar uma resposta cabal a todos estes ataques e á farsa que foi a votação das marchas antoninas de 2009.
    ATÉ PARA O ANO!
    Ricardo Ribeiro

    ResponderExcluir
  22. A ARCA esta de parabens pela marcha que levou as festas antoninas! Merecia sem duvida alguma um lugar muito melhor!
    Notem: nao ao 5 ou 6 pessoas (juris) qe vem o trabalho, o bairrismo de uma marcha! Estar de fora e muito bom, mandar criticas para o ar ainda melhor!os, marchantes, lutamos por mostrar a famalicao o que somos! E se nao recebemos o premio que merecemos, tentamos para o ano. . ( e acreditem que as injustiças cansam).
    Certas marchas tem algo que muitas nao tem : HONESTIDADE! E penso que tanto a ARCA como algums outras marchas podem-se orgulhar disso!
    Parabens e nunca desistam!

    Antes de me despedir quero deixar os meus sinceros parabens a marcha vencedora pois mostrou realmente o que e uma marcha popular merecendo e muito o premio que tem entre maos!

    Continuem a puxar pela populaçao e pelos marchantes porque um dia as marchas de famalicao serao tao importantes como as de lisboa!
    PARABENS A TODOS (os que merecem)

    ResponderExcluir
  23. Olá Ricardo,

    Bem sabes o que penso da trapalhada que costuma ser o júri das marchas e não só. Vi o que vocês fizeram no estádio, no domigo, e fui dos primeiros a aplaudir de pé a vossa atitude. É preciso haver alguém que tenha a coragem de combater a arrogância e a prepotência. Não nos podemos calar quando nos humilham com claro propósito. De facto, o que se passou não é mais do que brincar com quem trabalha em prol da qualidade. Vocês mereciam muito mais consideração e respeito. Mas acima de tudo, mereciam um lugar cimeiro na classificação, não tenho dúvidas disso. O 6º lugar que vos foi impingido é uma perfeita aberração, não desconsiderando quem ficou acima. Até um bebé percebia que a marcha de ARCA era uma das favoritas. Mas enfim, tu deves saber como as coisas funcionam. Eu sei, e aprendi. Aprendi a desprezar quem despreza assim os outros.
    Ricardo, temo que o que fizeram ontem (com toda a legitimidade) vos "queime" ad aeternum enquanto estes senhores mandarem na cultura em Famalicão. Ou seja, a ARCA pode sofrer humilhações como consequência do seu protesto. Já não seria de estranhar.
    Quero deixar umas palavras de apreço ao Carlos que tão bem conheço, dizendo-lhe que o seu trabalho foi de excelência.
    Ricardo, deixo-vos uma ideia. Para o ano, apresentem uma marcha com a mesma qualidade, mas de crítica à cultura maniatada. Seria bonito ver as cara desses senhores perante tanta gente.
    Uma nota final:
    Não querendo retirar o mérito a Avidos, devo dizer que a marcha de Calendário perdeu o 1º lugar por culpa própria. A acreditar na classificação aqui divulgada, os 2 pontinhos que separam Avidos (354 pts.) de Calendário (352 pts.)deveram-se única e exclusivamente à penalização sofrida pelo excesso de tempo de actuação no estádio.

    Um abraço solidário para ti, Ricardo, que tiveste a coragem de dar a cara perante a comunicação social, defendendo com toda a legitimidade a ARCA.
    Um abraço de alento a todos os marchantes e organização da Marcha da ARCA.
    O tempo tirá-los-á do poleiro. Nada é definitivo, podem crer. A vaidade e a arrogância são tão frágeis como o vidro.

    Agostinho Costa

    ResponderExcluir
  24. Avidos - parabens merecem pois são uma marcha com qualidade

    Calendario - penso que já fizeram melhor

    Lagoa - para o primeiro ano acho que se
    apresentaram com qualidade continuem

    Ribeirão - com todo o respeito e louvando o vosso trabalho para mim não apresentaram uma marcha

    Arnoso - parabens mas tambem já fizeram melhor

    Arca - ?????

    todas as outras marchas, sigam em frente tentem fazer sempre melhor

    ARCA - BEM HAJAM PELA BELEZA E ALEGRIA POR FAVOR NÃO DESISTAM É IMPENSAVEL INACEITAVEL O QUE VOS FIZERAM LETRA MUSICA DO MELHOR PARABENS LAURINDO
    RICARDO, ANA.RUI,ANDREIA, MOURÃO E TODOS OS OUTROS QUE NÃO MENSIONEI SEI QUE DERAM MUINTO PELA VOSSA MARCHA E ACREDITEM FAMALICÃO INTEIRO DIZIA QUE VOCES GANHAVAM MAS COMO É HABITUAL QUE JULGA JULGA MAL E BRINCA COM O TRABALHO DE TODOS VOS MAS ACREDITEM CONTINUEM A FAZER SEMPRE MELHOR POIS COMO DIZ O DITADO A VERDADE É COMO O AZEITE VEM SEMPRE AO DE CIMA

    ResponderExcluir
  25. Ex. Sr. " Eu Disse " desde já os nossos sinceros agradecimentos pela comparação que faz. As Marchas Antoninas são a cópia e agora dito pelo Sr., Copia fiel das marchas de Lisboa. Cópia essa que pelos vistos a vossa Marcha ainda não chegou a ao patamar de se poder dizer o mesmo. Acreditando que de vossa parte não vai haver desistência, contamos com vocês para o ano e já agora tentem fazer melhor.
    PS: Avidos nunca alugou uma única farda, e vocês serão que podem dizer o mesmo?
    Até para o ano que vem.
    Tenho dito

    ResponderExcluir
  26. Para quem não se lembra ou simplesmente não se quer lembrar:

    Quem desta cidade é padroeiro?
    Santo António, Santo António
    Santo amigo e casamenteiro
    Santo António, Quero casar!!!!
    E o povo grita em alarido
    SENTIDO!!!!!!!
    A ARCA vai a passar....

    Trecho da letra Marcha da ARCA, escrita por Arnaldo Salgado e se a memória não me atraiçoa ensaiada pelo Sr. Agostinho Gomes...

    P.S. antes de criticar e tentar perceber quem anda copiar quem, convém estar informado, senão faz-se destas figuras um bocadito parvas.. Pois se calhar as marchas de Famalicão começam a ter algum reconhecimento e à algumas marchas de Lisboa que já vêem os vídeos das marchas de Famalicão.

    ResponderExcluir
  27. Estou a tentar passar o registo VHS da exibição da Marcha de Alfama 2007 para um formato digital. Se o conseguir, enviarei e este blogue as imagens para comparação, uma vez que as que estão no Youtube são muito curtas.

    "Sê mais esperto do que os outros, se puderes, mas não lhes digas isso"
    Philip Chesterfield (1694-1773)

    Para os 4 membros do júri que avaliaram as marchas antoninas 2009, especializados em marchas, que de certeza absoluta, viram e ouviram as inúmeras marchas vitoriosas do bairro alfacinha de Alfama ao longo da última década, aqui vai um tónico para lhes avivar a memória. Para muitos, buscar inspiração é copiar. Assim, o trabalho fica facilitado. É como comprar uma sopa no supermercado e aquecer-la em casa. E tudo se torna mais fácil, quando somos avaliados por um júri com sintomas de Alzheimer. Bom, mas tudo é muito normal num país onde impera o facilitismo. Enfim, são as chamadas novas oportunidades. Não é preciso ser inteligente, basta ser esperto.
    Marcha de Alfama 2007 (vencedora das Marchas de Lisboa desse ano) versus Marcha de Avidos 2009 (vencedora das Marchas Antoninas de Famalicão – 2009)
    Para não falar da música que é uma cópia integral, e da coreografia que é uma colagem parcial, tentem descobrir as enormes diferenças do refrão:

    Marcha de Alfama 2007

    Toma lá beijinhos e dois abraçinhos
    Vem comigo hoje p’ra rua, quero dançar
    E se tu quiseres, logo que puderes
    Pedimos ao Santo para nos casar.
    Toma um manjerico, que este namorico,
    Como diz o verso num cravinho de papel,
    Tem do Santo a bênção e já todos pensam
    Que esta Maria é deste Manel.

    Marcha de Avidos 2009

    Toma lá beijinhos e dois abraçinhos
    Vem comigo hoje p’ra rua, quero dançar
    E se tu quiseres, logo que puderes
    Pedimos ao Santo para nos casar.
    Toma meu amor este manjerico,
    Como diz o verso num cravinho de papel,
    Tem do Santo a bênção e já todos pensam
    Que esta Maria é deste Manel.

    São muito diferentes, não são?
    Agora pergunto:
    Para quê procurar originalidade, queimar os neurónios, se a 300 km a sul temos todas as ferramentas de que precisamos?
    Como seria bom que todas as marchas de Famalicão fossem clones das lisboetas. Sem dúvida que a qualidade aumentaria.

    Abraço
    Fernando Lima
    Famalicão

    ResponderExcluir
  28. Meus amigos da ARCA, DESISTIR NUNCA!!!
    Vamos mostrar a toda a gente que não parámos, e para o ano vamos trabalhar mais e melhor e vamos mostrar que este tipo de situações só nos dão mais força e mais motivação.
    Vamos mostrar o orgulho que temos em ser da ARCA, mostrar o quão somos superiores a estas situações ridiculas e injustas. Mostrar que quando entramos é para vencer, e mesmo não vencendo estaremos lá, de pé, com um sorriso na cara, a olhar fente a frente para eles. E aí cantaremos em alarido:
    SENTIDO!!!
    A ARCA VAI A PASSAR...

    Conto convosco para o ano!!!
    FORÇA ARCA

    ResponderExcluir
  29. desculpe lá senhor pedro costa, mas essa musica do sentido e a letra foi copiada de uma marcha de lisboa exactamente da marcha de são vicente faça a busca no youtube e depois diga alguma coisa
    apesar de não ser marchante nunca faltei a uma edição das marchas de famalicão e acho o que fizerem convosco foi uma estupidez

    ResponderExcluir
  30. quem lhe dera ao sr arnaldo salgado ter escrito a letra dessa musica
    cumprimentos ao sr. agostinho uma homem de garra

    ResponderExcluir
  31. So quem durante meses trabalha em prol desta e de outras marchas,percebe a frustraçao.
    Mas...
    Como eu gosto de ser da ARCA ;)

    ResponderExcluir
  32. Oh famalicense diz lá o ano da marcha de S. Vicente que foi copiada a Letra??????
    Não mandes só bocas faz prova!!!! Lançar confusão é facil, dificil é fazer melhor!!!!

    ResponderExcluir
  33. Cá fazemos sempre letras inéditas!!!

    Para bom entendedor.......

    ResponderExcluir
  34. Sr fernando lima gostaria de saber onde é que diz que não se pode ver as marchas de lisboa para tirar ideias ou até mesmo aproveitar algum tema para o trabalhar ou melhor personalizar.Partindo do presuposto que o sr fernando diz que avidos só copiou uma marcha de lisboa, quero desde já dizer lhe que do copiar como você diz ao fazer como foi feito vai a tal distância de 300km ou seja tudo aquilo toda a gente viu desde roupas aos arcos ao nosso enorme coração não saiu de uma estamparia, mas sim das mãos de dezenas de pessoas da própria marcha( sim ,porque nós não pedimos a ninguém para as fazer nem alugar as roupas).Não é pelo facto de copiar uma marcha como você o diz que as coisas aparecem tão bem desempenhadas como milhares de pessoas puderam constatar.Por de trás daquela grande exibição houve muito trabalho muito empenho muita organização muita imaginação e sobretudo muita alegria, porque ao contrário de outras marchas deste e outros anos não veio nenhum camião tir carregado de arcos, roupas e até mesmo marchantes, é tudo genuino made in famalicão.
    Ah outra coisa as vozes que se ouviam cantar não sairam de um cd (como uns e outros) nem de gente fora de famalicão eram vozes da terra e que belas vozes.
    Compreendo a sua frustração por nenhuma outra marcha ou a sua predilecta( porque para tão mal vir dizer alguma dor deve ter) não ter a ideia de ir copiar, como você diz outras marchas mas deixe lá para o ano ainda vão a tempo, e aqui fica o desafio.
    Ah não me venha com tretas de que é tudo muito fácil , porque o dificil é fazer com a qualidade com que nós fizemos.
    Já agora faça transparecer tão brilhante e FÁCIL ideia de copiar ,como você o diz á sua marcha predilecta ou se é que faz parte de alguma.
    FAÇA ALGO DE ÚTIL PELA SUA TERRA, ao invés de vir criticar as outras.
    FAÇA COMO EU E DEZENAS DE MARCHANTES, QUE DEMOS O CORAÇÃO PELA MARCHA DOS UNIDOS DE AVIDOS.

    Se algum pormenor lhe escapou fica desde já convidado a ver a marcha dos Unidos de Avidos no S. JOÃO EM VILA DAS AVES DIA 21 JUNHO ÁS 21 HORAS.

    SANDRA DOS UNIDOS DE AVIDOS

    ResponderExcluir
  35. D.sandra desculpe gostei da marcha de avidos mas depois de ler o que mensionaram aqui fui ver se era verdade e é fizeram uma copia para mim perderam todo o valor pois não se limitaram a emitar copiaram mesmo tudo até o guarda roupa assim não tem o merito que deveriam ter

    ResponderExcluir
  36. muito bom dia
    os Unidos de Avidos foram tirar ideias à marcha de Alfama e depois.
    vamos voltar um pouco ao passado
    Na ARCA- no ano em que levaram os marinheiros não é que dois ou tres anos antes em lisboa houve uma marcha que levou,
    quando levaram o fado com la a letra do onde diz "sentido" é da marcha de são vicente é de 1996 ou 1997 eu sei porque eu estive com e letra e se não acredita mande um mail para egeac.pt de lisboa empresa organizadora das marchas em lisboa, quando a arca levou um barco e apareciam imagens de artistas, escritores etc... tambem se passou em lisboa mas não tinham o barco e o mais engraçado da tourada não é que em lisboa tambem levaram e azar dos azares nesse ano da tourada foi quando aconteceu o temporal e as marchas foram atuar uma segunda vez em dia diferente e não é que aparace uma marcha a imitar a da arca e não é que se saiu muito melhor
    Calendário - na primeira vez no estadio os arcos de onde eram nem daqui eram feitos, os marchantes vinham de onde? de calendário não, da Povoa este ano toda gente criticou as marchas da povoa tal como eu e da de calendário que tinha lá meia duzia delas e a cantora era donde?
    meus amigos e ainda haveria muito mais para contar.
    Têm todos medo de quê? da marcha de Avidos?
    porquê?
    das cinco edições que participou apresentou sempre uma marcha de excelência não ganhou mais se calhar pelas malabarices que se passam atras da cortina, alguém se queixou? não
    agora digam-me pelo que vi na coreografia de avidos e na tal de alfama tem uma parte copiada é verdade já viram as duas na totalidade?
    a roupa é muito identica mas tambem muito diferente ponham as duas lado a lado e vejam
    o carrinho com o coração era de que marcha de Lisboa? nenhuma
    pela rua avidos ganhou a marcha mais popular foi copiada por que marcha? nenhuma
    quando estava na bancada a certa altura comecei a ver as pessoas a ir embora pensei que era o temporal que vinha como há cinco anos, mas felizmente não era, mas sim a marcha de Avidos que tinha acabado de fazer a sua exibição.
    meus amigos quando não sabem perder, é isto que dá. criticas e mais criticas mas não olham para o seu umbigo.
    espero sinceramente que para o ano Avidos esteja novamante a desfilar nas marchas (com coreografia copiada ou não, com roupa copiada ou não) o que interessa é que ganhem. Porque nestes cinco anos foi a marcha não antiga mas mais bairrista de famalicão

    ResponderExcluir
  37. o tema da marcha de são vicente
    "aqui vai são Vicente" é de 1996

    ResponderExcluir
  38. Cara Sandra,

    Dá para perceber que vocês tem o discurso muito bem preparado, pois já sabiam que alguem ia notar que a vossa marcha não é de todo original. Tem razão em dizer que foram vocês que costuraram tudo etc... mas não tiveram imaginação para desenhar uma roupa, um arco, já para não falar que chegaram ao ridiculo de cantar a letra sem alterar uma virgula. A vossa marcha não é digna de ser comparada com as outras que usaram a imaginação e criaram tudo desde o primeiro dia... Quero também dizer que os frustados são vocês porque depois de alguns anos a morrer na praia, este ano tinham de apostar tudo e como acham que não teem capacidade para criar uma marcha de raiz, resolveram recorrer á copia da marcha da alfama, é claro que foi uma cópia fuleira, mas com esta atitude só mostraram que como não são capazes de ter imaginação e trabalhar um tema, á que recorrer ao mais fácil. No regulamento realmente não menciona nada sobre copiar marchas, alugar marchas completas ou parcialmente, mas está na ética de cada associação escolher o caminho que quer seguir.
    Mais uma vez concordo que vocês tiveram realmente muito trabalho porque passar horas de lupa na mão e ver os detalhes da roupa de alfama e chegar ao fim parecerem um ranho ucraniano...é de louvar :-)
    Na minha opinião até Assoc. Urb Fradelos e Lousado mereciam ficar á vossa frente, pois pelo menos escolheram um tema, e trabalharam-no da melhor maneira possivel e apesar de as roupas não serem tão ricas como as vossas, primaram pela imaginação pura e sabedoria e respeito, pois o discurso que vocês tem insultam a inteligencia de todas as outras marchas.
    OS verdadeiros vencedores são aqueles que lutam com as mesmas armas e de forma digna e por muito que vocês se justifiquem não tem o mesmo mérito que teve a ARCA,e as todas outras marchas.
    (excluo as marchas que vieram da póvoa por engano, essas nem sequer comento, não estão contabilizadas nas minhas palavras, provavelmente fizeram confusão com o S. Pedro)

    NOTA: Preferimos ver a gravação de alfama 2007 do que ir a vila das aves ver a vossa actuação. Afinal Alfama tem elegância (vocês por muito que tentem não conseguem).

    ResponderExcluir
  39. Sou de Avidos e gostei muito da marcha de Avidos, mas não sabia que copiaram tudo da marcha de lisboa. Assim sendo, já não vejo a vitória com os mesmo olhos. Acho que todos deveriam trabalhar da mesma forma. Ao pessoal de Avidos só tenho a dizer que devem confiar mais nas vossas capacidade e certamente que conseguem fazer uma marcha bonita, sem terem de copiar nada de ninguém.

    Parabéns!!
    Mas para a próxima mostrem que são capazes de fazerem sozinhos.

    CARLA

    ResponderExcluir
  40. muito bom dia a todos
    antes demais toda a gente diz que marcha de avidos fez um plagio. está mal porque plagio quer dizer copia na integra.
    repararem na coreografia da marcha de avidos e de alfama e depois digam se foi um plagio, vejam as duas do principio ao fim. as roupas ponham uma foto lado a lado de cada marcha e digam se são mesmo iguais.
    e nas marchas de famalicão ja é normal irem copiar ou tirar ideias a outros lados
    senão reparem
    o arca - levou uma marcha com fado, lisboa ja o fez por varias vezes, a letra dessa marcha oi tirada de marcha de são vicente 1996 "vai São vicente a passar", quando a arca levou marinheiros quantas vezes o lisboa já o fez, quando a arca levou uma marcha com imagens de cantores, escritores etc..., quantas vezes lisboa já o fez, quando o arca levou a tourada no ano do temporal, quantas vezes lisboa já o fez e por mais engraço da segunda vez que as marchas foram representar nesse ano houve uma que imitou o arca e até se saiu bem melhor que eles.
    calendário no ano do temporal donde vinham os arcos com o tema das mil e uma noites? vieram de Lisboa, bem como o tema
    quando levaram o tema pão de santo antónio, quantas vezes lisboa o fez? donde vieram os marchantes, ensaiador, coro? (Povoa de Varzim)
    este ano meia duzia de marchantes e quem cantava vinha de onde? povoa de varzim
    já agora na marcha de avidos donde foi copiado o carrinho?, donde foi copiada a popularidade da marcha pela rua?
    no dia das marchas quando estava na bancada até me assustei a certa altura vi muita gente a levantar-se e a ir embora pensei que era o temporal novamente, mas não era a marcha de avidos que tinha acabado de atuar e apesar de ser a 5 marcha em 13 concorrentes muita gente ja se ia embora.
    as pessoas têm medo de quê afinal? da marcha de avidos que nestas 5 edições em que participou esteve sempre com exibições excepcionais?
    não tenham medo o povo de avidos tem um coração grande como o que levou este ano e não faz mal a ninguém.
    o não saber perder é no que dá.
    abraço e até um dia
    ps. se avidos para o ano for outra vez mesmo que seja copiada a ideia de outras marchas eu estou lá para bater palmas e gritar por eles

    ResponderExcluir
  41. é engraçado que aqui só põe comentários que vos interessa
    isso o que é?
    é medo?
    pois...

    ResponderExcluir
  42. vejam e sejam sinceros:

    http://www.youtube.com/watch?v=cH2_4Rr7MZU

    6º lugar? Nem na china!

    ResponderExcluir
  43. Ola a todos não deixa de ser curioso como, quando procurava algo da marcha de alfama fui indusido no google para este blog por tantas vezes ver repetida a palavra ALFAMA,chamou-me a atenção e pensso que possa ajudar-vos pois por amor de deus sou marchante de Alfama ha cerca de 10 anos e quanto ao caso referido nesta blog desde ja passo a inumerar que tem muitas parcencias com a nossa marcha que levamos em 2007 principalmente no refrão e na letra musical mas os arcos são completamente diferentes e até acho bem concebidos, as roupas tem muitos promenores das nossas mas tambem se notam diferenças nos chapeus nas cores no tipo de calçado não nos conseguiram plagiar o enorme coração achei espectacular e ja o referi e mostrei a colegas da nossa marcha.Quanto ao desrrespeito pela nossa marcha não faz sentido porque até gostei que tantas parcencias deram em vitoria tanto em Famalicão como aqui em Lisboa.Força ai em famalicão e um dia vamos fazer uma finalissima de marchas de Portugal(brincadeira).

    ResponderExcluir
  44. Já me ri verdadeiramente e sarcasticamente desde o principio destes comentarios! Penso ter chegado altura de me prenunciar:
    Avidos e a freguesia mais bairrista sera por iso a grande dor que anda por ai?
    Avidos sofreu injustiças, e quem tem olhos para ver sabe bem disso!
    Povo unido e sempre pronto a trabalhar, é de louvar cada prestaçao! E esta ultima nao foi excepçao! As pessoas que realmente estao dentro disto sabem o que custa e quem corre por gosto nao cansa! Avidos mereceu cada salva de palmas, cada pessoa de pe, tudo!
    Aqueles que tem dor de cotovelo, ou mesmo que gostam de falar porque nao dizem cara a cara? Pois é... E tao facil falar e tao dificil mostrar!
    Apenas tenho mais uma coisa a dizer: VIVA AVIDOS E TODAS AS MARCHAS!

    ResponderExcluir
  45. vi aqui muita coisa e fui confirmar se era verdade ou não e o que reparei
    roupa é identica
    coreografia é metade igual e outra original
    arcos originais
    coração não vi em lado nenhum

    ResponderExcluir
  46. Antes de mais bom dia,


    Primeiramente o que eu acho que está mal nas marchas de Famalicão é um regulamento, mal feito, incompetente, sem qualquer sentido. Sugeria ao Sr. TODO PODEROSO VEREADOR que organiza-se uma reunião com todos os da administração de todas as marchas, para imporem algumas regras comuns a todas, quem não as cumprisse era imediatamente desclassificado.

    Em que engloba-se:


    - Tempo (visto que nos anos anteriores, o tempo só contava a partir do inicio da música e não do toque de caixa, o que fez com que calendário perde-se senão era para o TRI)

    - Originalidade ( nada de plágios, música, roupas, arcos, etc. Cada marcha tinha de fazer tudo)

    - Naturalidade ( acho que todas as pessoas deviam ser de VNF, no regulamento não consta que não se pode levar cantores de outras terras, ou marchantes.)

    Penso que se fossem todas as marchas conjuntas a fazer o regulamento nada disto aconteceria.
    Quando ao Agostinho, o Carlos fez muito bem em dizer o que disse! As verdades são para ser ditas e desculpem-me lá mas a organização das Antoninas de Famalicão está uma ****a.

    Quanto aos Arcos mil e uma noites. Eu tive a trabalhar neles como vieram de Lisboa? :x hmmm acho que existem aí erros de inteligência. O Tema até pode ter sido copiado, mas acho que nenhuma marcha foi tão longe como avidos... O trio completo ( TEMA, MÚSICA, ROUPA) só faltava os arcos...


    Atentamente,
    Sr. EU

    ResponderExcluir
  47. Caro Famalicense,

    penso e não me engano se afirmar que não recusei nenhum comentário assinado por si, porém caso o comentário seja ofensivo ou num tom menos próprio, reservo-me ao direito de não o aceitar, pois este espaço vai servir apenas para reflexão e não um espaço de má educação!!

    Att: Administrador do BLOG

    ResponderExcluir
  48. Penso que a letra que dizem que ao arca copiou não seja bem como querem fazer, pois nesse ano a ARCA levou 2 letras e essa letra era apenas uns pequenos versos. Foi no ano de 2001 em era o ensaiador Sr. Agostinho Gomes.
    Mas se já sabem isso tudo, eu sou sincero fui marchante nesse ano e não sabia!!!!
    Mas agora começo a perceber algumas coisas, caso seja verdade esta história da haver uma parte da letra igual, pois tudo faz sentido quando se copia uma vez!!!!!

    ResponderExcluir
  49. Caros amigos,

    Dizer que ARCA plagiou ou copiou alguma marcha deixem-me que lhes diga que é puro mau gosto!!
    Lógico que todos vimos as marchas de Lisboa, todos podemos ser mais ou menos influenciados por elas, é normal que assim seja, mas a tirar ideias que seja de algo realmente com qualidade.
    A ARCA nunca copiou nenhuma marcha Lisboeta, não que eu seja contra, pois se o regulamento permite porque não o fazer???? Eu não me sentiria bem se copia-se uma marcha mas não sou nada contra, defendo que o trabalho deve ser integralmente feito pelas comissões organizadoras das marchas, mas se preferem "atalhar caminho" copiando algo isso é lá com cada um.
    Agora dizer que quando a ARCA levou a marcha dos marinheiros, foi um tema já escolhido em Lisboa, que A ARCA do século (uma homenagem a figuras ilustres da nossa sociedade) também Lisboa já o tinha feito, que marcha dos Toureiros (por sinal extremamente criticada em Famalicão) afinal Lisboa já levou esse tema e passou nesse mesmo instante a ser uma marcha com muita qualidade a da ARCA, e por ultimo dizer que Serenatas Também é um tema já abordado em Lisboa, só pode estar a tentar insultar a inteligência de toda gente, isso é puro "veneno" disfarçado de desculpa.
    Porque o reinventar um tema é normal , pois não há muitos temas inéditos, apenas algumas alterações quer na forma ou no estilo.
    Sejamos intelectualmente sérios, coisa rara nos dias que passam, cada marcha luta com as armas que acha que são as melhores, nós sentimo-nos muito bem com a nossa criatividade e originalidade e não é insinuações como essas sem fundamento algum que vão melindrar a nossa integridade e seriedade.

    ResponderExcluir
  50. Hugo Silva
    Muito boa tarde a todos
    Antes demais quero dizer que os elementos da ARCA apesar do que lhes aconteceu portaram-se muito bem na reunião de câmara de ontem.
    Quanto aos plágios, ontem no fim da reunião o Sr. Presidente da Junta de Avidos, trouxe no seu carro para quem quisesse ver a roupa de avidos do ano 2009 e a roupa que serviu de modelo para quem quisesse comparar como elementos de marchas assim o fizeram e constataram donde veio a ideia da roupa, quanto á musica no regulamento diz que não é preciso ser inédita, quanto á letra se tiverem oportunidade de ouvir reparam que o refrão sim é igual mas o resto é diferente, a coreografia tem sim senhor partes iguais ao que alfama levou em 2006 e não em 2007 como dizem, o tema nunca o ouvi em lisboa, arcos são originais, carrela como vocês lhe chamam original, populariedade original e também uma coisa lhes garanto os marchantes são do concelho de Vila Nova de Famalicão e não da povoa como vai estar agora no regulamento que é proibido, como deveria estar já há muito porque assim veria-mos se calendário teria ganho alguma vez, para o caro "Eu" trabalhou muito nos arcos das mil e uma noites, espero sinceramente que para o ano o continue a fazer, porque uma coisa lhes digo os "Unidos de Avidos" para o ano estão lá e não só para ser a mais popular mas sim para defender o titulo.
    um bem hajam para todas as marchas e até para o ano
    Viva os "Unidos de Avidos"

    ResponderExcluir
  51. Caro Hugo, lamento informar, mas a "colagem" que fizeram, se me é permitido designar assim, é de Alfama 2007. Realmente, Avidos foi mais longe do que qualquer outra marcha anteriormente. É que pela primeira vez, uma marcha vence a competição com música, partes da letra e coreografia exactamente iguais. Até a roupa é aproximada à que Alfama usou em 2007. Isto nunca tinha acontecido antes. A factura a pagar é que Avidos ficará também com uma etiqueta nada bonita. A etiqueta do "menino copião". Ficarão recordados para sempre não apenas por terem ganho, mas porque o fizeram de uma forma mais esperta.

    ResponderExcluir
  52. Calendario merecia ganhar por todas as razoes

    ResponderExcluir
  53. Boa Noite,

    Caro Hugo Silva, antes de mais uma marcha é como uma equipa e não é por ter 3 jogadores estrangeiros que a equipa vai jogar melhor ou pior, segundo o juri avalia o conjunto de todas as pessoas. Logo o que disse de ganhar ou perder é basicamente "balelas".

    Quanto a Avidos estar lá acho muito bem é preciso é participar.
    Exactamente o Regulamento permitia muita coisa, esperemos agora que mude =)


    Atentamente,
    EU

    ResponderExcluir
  54. Caro Hugo,

    Tenho de dar o braço a torcer. Na verdade, depois de ter visionado um arquivo de vídeo, reparei que o tema musical é, de facto, de 2006 e não de 2007. No entanto a "inspiração" da roupa usada por Avidos este ano vem de Alfama 2007. Tudo o resto, à excepção dos arcos, vem de 2006. Foi uma bela conjugação de "inspirações", não há dúvida. Normalmente, na escola os alunos mais fracos copiam pelos melhores. E vocês escolheram os melhores para vos dar a tal "inspiração", fintando um júri que de marchas percebia muito pouco, e consequentemente arrecadar a vitória. Esta vida está para os finórios.

    ResponderExcluir
  55. quem quiser que vá ao youtube e tente explicar este ridiculo 6 lugar...
    porque em lado nenhum isto acontecia.
    e para os invejosos tenho a dizer que a ARCA é muito grande mesmo.
    porque nos jornais da cidade falam muito do 1º classificado mas logo de seguida falam do 6º nao é?
    pois..
    e quanto a só colocarmos aqui o que nos interessa isso é normal porque os mal educados não teÊm lugar..
    ARCA sempre

    ResponderExcluir
  56. Até no blog, Famalicão e política vem a vergonha que foi a votação das marchas antoninas...
    Verdade é como o azeite vem sempre ao de cima!!!
    Estes Senhores não podem continuar a fazer dos outros uns palermas, pois no final quem se vai rir vão ser os famalcenses.

    ResponderExcluir
  57. boa tarde a todos acredito que algo vai mudar para bem das marchas de V.N.Famalicão sim de Famalicão e nao de Lisboa que mude os regolamentos pois assim todos terao de cumprir as mesmas regras no entanto sou como S.Tomé só acredito quando tudo for cumprido

    ResponderExcluir
  58. a arca foi falado no jornal porque tem a mania de criticar os outros e nao olhar para eles, se voces criticacem ribeirao,, agora arnoso, calendario, lagoa poupa-me tà

    arca cada vez desilude mais
    este blog foi feito para criticar ou para divulgar a marcha da arca?

    ResponderExcluir