segunda-feira, 22 de junho de 2009

VERDADES E CONSEQUÊNCIAS...

E já passou mais um desfile das marchas Antoninas de Famalicão. Mas a história vai recordar o ano de 2009 (e falo apenas do que a marchas famalicenses diz respeito), como o ano da SEM VERGONHICE. Na realidade não foi só um ROUBO, foi também muita INCOMPETÊNCIA de quem deveria ter sabido escolher um júri que estivesse por dentro do espírito das marchas. Não basta dizer que se foi buscar um professor, um escritor, um músico e que todos eram de fora do concelho. Isso embora possa garantir isenção, não garante o mais importante - Que o júri perceba de marchas, e isso engloba o saber compreender o fervor de cada marcha, o olhar cada pormenor, o porquê do guarda-roupa, da coreografia, dos temas escolhidos, dos acessórios entre muitas outras coisas. E a VERDADE é que este júri não percebia rigorosamente nada disso - CONSEQUÊNCIA: Pela primeira vez foi necessário a um executivo reunir após as marchas para dar explicações às marchas participantes, ou em bom Português, colocar água na fervura. Pessoalmente, depois de ter ouvido da boca do vereador Leonel Rocha o pedido de desculpas á marcha da A.R.C.A. pela confusão da classificação, acredito que o 6º lugar não foi premeditado - A VERDADE é que foi mal atribuído, pois como CONSEQUÊNCIA disso mesmo, ouvimos o verador na mesma reunião, dizer entre muitas outras coisas, que, e pedindo desculpas ao presidente da Junta de Freguesioa da Lagoa, as roupas "da A.R.C.A. eram por exemplo mais vistosas que as da Lagoa, o que não quer dizer que as suas roupas fossem feias sr. Presidente", mas isto para nós quer dizer muito. Quer dizer que na VERDADE a A.R.C.A. foi injustiçada, e por isso mesmo pela primeira vez em famalicão, como CONSEQUÊNCIA dessas injustiça, uma marcha tenha feito um protesto, e uma bancada inteira (incluindo, e aqui o meu sincero agradecimento aos responsaveis das marchas de Avidos e Calendário), aplaudiu a iniciativa de uma comissão que se sentiu justamente acossada pela falta de conhecimento e rigor de um juri que mais do que nos prejudicar, magoou.
A VERDADE, é que um artigo que aqui publiquei sobre quem (na minha modesta opinião) iria vencer a edição deste ano estava afinal certo, e como CONSEQUÊNCIA disso choveram críticas (algumas bem fundamentadas, outras nem tanto), julgando-me um pseudo-zandinga que apenas queria sacudir a responsabilidade de cima dos ombros. A VERDADE é que Avidos esteve melhor, a Calendário faltou-lhe alguns centímetros, e a ARCA foi arrumada para um cómodo 6º lugar. A CONSEQUÊNCIA disso, é que em todos os jornais da nossa "terra" falaram da vitória de Avidos, alguns do segundo classificado, e muitos mais do 6º! Alguém compreende isto? Alguém o poderá explicar? Talvez o fenómeno se chame popularidade, reconhecimento de uma marcha que injustamente, e o tempo o dirá, tentaram "arrumar" na prateleira.
Notem bem, escrevi tentaram, porque a força da A.R.C.A. não está seguramente no que consegue fazer depois das vitórias, mas na capacidade de superação após as derrotas, sobretudo nas injustas como foi o caso. Por isso aguardem com expectativa o que esta marcha vai fazer no próximo ano.

P.S. Gostava apenas de reiterar o que disse a alguns órgãos de comunicação social, quando referi o que me levava a supor que a marcha da A.R.C.A. merecia estar num outro lugar que não o 6º. O rigor, até no calçado, dos nossos marchantes (houve uma marcha que ficou á nossa frente, que conseguiu iludir um júri nada rotinado para estes pormenores), e uma outra marcha que usou fardas (agora sei, que não de serapilheira mas juta), no caso Arnoso. Em nenhuma delas me referi como sendo marchas feias, ou pobres, nem usei qualquer comentário depreciativo, mas como tive oportunidade de explicar ao responsavel dessa mesma marcha, juta, serapilheira, palha ou qualquer outro que fosse o material que tivessem aplicado nos vestidos, para mim a roupa da A.R.C.A. e não só, não estava só bonita, estava muito mais bonita. Mas esta é só a minha opinião, e claro, não fico zangado se o senhor pensar o contrário. É normal!

Ricardo Ribeiro

77 comentários:

  1. Agora com videos que se encontram no youtube de marchas anteriores da ARCA e da marcha de Avidos deste ano,para mim as melhores marchas dos ultimos tempos foram a marcha da ARCA de 2006, Toureiros de stº Antonio em 1º lugar,depois a marcha deste ano de Avidos e depois a marcha da ARCA deste ano. A marcha da ARCA de 2006 foi algo de fantastico =)
    É ARCA É ARCA
    E como eu gosto de ser da ARCA =D

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite

    Embora nao tenha participado em nenhuma marcha, tenho a dizer que gostei da marcha da ARCA. Mas acho que talvez as pessoas spor vezes se esquecem de todos os critérios de avaliaçao. Nao é só a roupa que conta na pontuaçao, e nesse aspeto a ARCA esteve à altura, mas se olharmos para a coreografia embora fosse bastante original era muito parada, a musica também era bonita mas em termos de letra era muito pobre e tambem demoraram muito tempo em palco o que penso tambem contar para a pontuação.
    A marcha de avidos embora fosse copiada estava muito bonita, pecou nas roupas porque tinham pouca côr. A marcha de ribeirao pelo qual tenho respeito como qualquer acho que nao deveriam entrar, aquilo é tudo menos uma marcha. Acho que a marcha de Calendário só nao ganhou porque ja tinha ganho dois anos consecutivos, a musica e a letra eram bastante bonitas, a côr das roupas enchiam o palco e apresentaram um final bastante bonito e original.
    Concordo com algumas criticas, que existem marchas que so participam para apanharem o dinheiro, acho que deveria haver uma comissao para avaliar as marchas antes de participarem e so depois darem a opiniao se de facto reunem certos requisitos que uma marcha deve ter.
    Espero que para o ano participem todas as marchas e que nao se repitam erros ocorridos este ano.

    ResponderExcluir
  3. a coreografia da ARCA PARADA??
    isso é uma piada só pode...
    a letra pobre??
    para rir mesmo..
    a letra só é bonita se for copiada é?
    ou então se for ai.ai.ai??isso sim é muito bonito..
    sempre somos originais não alugamos nada a ninguém será que todos podem dizer isso??
    caro amigo quando falamos temos de saber o que dizemos. MOTA

    ResponderExcluir
  4. Hugo Silva Fernandes23 de junho de 2009 às 15:05

    Eu agradeço

    Eu agradeço cada pessoa que
    tentou me derrubar e destruir ,
    cada pessoa que me humilhou e
    cobiçou o que me pertence.

    Agradeço a cada olhar traçoeiro,
    a cada palavra grosseira, agradeço
    a cada humilhação, a cada mentira...

    Eu agradeço todas as calúnias e a
    todos os caluniadores, a todos os
    que querem e gostam de me ver
    sofrer por qualquer motivo...

    Porque somente assim é que me
    fortaleci mais com a justiça de DEUS

    ResponderExcluir
  5. Antes de saber falar é preciso saber ouvir e saber respeitar a opiniao dos outros. Quando fazemos certos comentários devemos deixar os "clubismos" de fora, o que nao me parece ser o seu caso. Tal como ja tinha referido e condenado a atitude da marcha de avidos por ter copiado, o que é certo é que por vezes nem a copiar fazemos bem mas la nisso nao falharam. Quando se refere ao ai,ai,ai calculo que se esteja a referir à marcha de calendario. Tente ver a letra completa da música e entao critique, nos dois anos anteriores venceram e nao foi obra do acaso e este ano nao foram perfeitos mas foram os melhores. Quando falo sei o que estou a dizer, pois acompanhei muito d perto todos os detalhes de cada marcha.
    Agora é preciso saber perder. Longe vao os tempos em que os vencedores eram quase sempre os mesmos e os criticos de hoje nao se ouviam.
    Por todo o respeito que a instituiçao ARCA merece, nao discutindo a classificaçao final, este ano nao foram os mais fortes. Espero que para o ano tragam o mesmo empenho e a mesma dedicaçao porque as gentes do concelho agradecem.

    ResponderExcluir
  6. Caro Alberto Costa,

    Respeito naturalmente sua opinião mas não posso minimamente concordar consigo.
    Se reparou no pormenor, se viu com um olhar atento ao detalhe cada marcha terá que concordar que a ARCA no pormenor, no detalhe enfim no conjunto em geral esteve melhor, senão vejamos, todo conjunto da ARCA quer nos homens e nas mulheres foi pensado ao detalhe e levado cada pormenor ao máximo rigor, desde pinturas das unhas iguais, desde maquilhagem feita por profissionais, desde do calçado do homem e da mulher (e até das crianças) que foi comprado de forma a ser igual entre todos os marchantes, não quero falar mal das "croques", apesar de todo o respeito que isso me mereça, não me parece um sapato de marcha, nem as roupas os homens de calendário me pareçam que se possam equipara às da ARCA. Concordo que a roupa de Calendário no que as mulheres diz respeito estavam bonitas nesse aspecto podia-se equiparar com a roupa da ARCA, quanto à roupa dos homens nisso ninguém tinha uma roupa que se pudesse comparar com a da ARCA. Quanto letra e musica isso sendo originais e mais ou menos "mexidas" penso que tanto ARCA, Calendário e mesmo Avidos estiveram bem. Nos arcos com franqueza mas penso que os do ARCA eram superiores, bem conseguidos e muito bem decorados e inseridos na coreografia. Quanto à coreografia penso que também se podem equiparar as 3 marchas, mas se fossemos ao pormenor ao rigor que era exigido neste tipo de comparação, penso que em ultima analise teríamos de sair vencedores. Aceitaria com fair-play qual resultado à justa entre os 3 primeiros, mas penso que 6 lugar foi provocação, mas provocação por provocação "eles" que estejam preparados para a surpresa do próximo ano.
    A todos saudações antoninas..

    Marco Sousa

    ResponderExcluir
  7. Sr. Alberto Costa diz que nao fomos os mais fortes,é a sua opinia,mas tambem nao ouvi ninguem a discordar assim tanto o 1º lugar,discorda-se sim,e muito, é do 6º lugar.O Sr. que reparou tao bem em todos os pormenores deve saber que o 6º lugar é ijusto,muito injusto diria.
    Quanto a deixar os 'clubismos' de lado,diria-lhe que faça o mesmo,visto que,pelos seus comentarios que vi ate agora,ja percebi que é de Calendario.Nao critico,apenas como diz para se deixar os clubismos de lado,deveria tambem faze-lo e reconhecer que o ARCA tinha umas roupas de homens superiores a Calendario e quanto a roupas de mulheres achei as 2 roupas bonitas.

    ResponderExcluir
  8. Caro Alberto Costa,
    Faço minhas as suas palavras:
    "Quando fazemos certos comentários devemos deixar os "clubismos" de fora"
    Também não me parece que seja o seu caso.

    ResponderExcluir
  9. Com toda a certeza o sr arnaldo não acompanhou de perto os detalhes de todas as marchas,mas só a de caléndario.
    Porque se tivesse reparado nos detalhes da marcha de avidos, (você e outros) não se teriam equivocado tanto acerca desta marcha.Não sou de avidos mas tenho um carinho muito especial por esse povo, e depois de fazer uma pesquisa exaustiva pude constatar que todos os anonimos que difamam a marcha de avidos é por puro despeito, copiam continuadamente as palavras uns dos outros sem se importarem se realmente é bem assim ou se não é.
    É muito fácil seguir a procissão mas esquecem-se que quando um cair os outros caem todos.
    Nâo se limitem a seguir quem é ignorante, explorem, mostrem sinais de inteligência só assim perceberão que o que estão a fazer com a marcha de avidos é de uma falta de inteligência e sabedoria.
    CEGO É AQUELE QUE VÊ E NÃO QUER VER.
    Já agora queria deixar aqui um recado para quem lhe servir a carapuça, todos esses comentários que se escondem por de trás do anonimato, não têem somente como objectivo difamar a marcha mas sim uma côr politca, porque este blá blá todo só existe porque estamos em ano de eleições.
    saudações aos anónimos e tomem la beijinhos e abracinhos.
    Cristina Paços

    ResponderExcluir
  10. CEGO? É AQUELE QUE VÊ UM MOSQUITO NO OLHO DO VIZINHO, MAS NÃO CONSEGUE VER UMA TRANCA NO SEU.

    Cara Cristina Paços,

    Não pude deixar de esboçar um sorriso, nem seuqer a oportunidade de lhe dedicar umas linhas. Sou apreciador de marchas e adepto confesso de Arnoso. No entanto para mim as melhores deste ano foram, por esta orde: 1º Avidos, 2º Arca, 3º Calendário. Sinceramente aceitei o seu conselho de não seguir 'ignorantes' e qual não foi o meu espanto! Está tudo bem documentado num trabalho de investigação do jornal O Povo Famalicense desta semana. Já leu? Mas restam dúvidas que vocês foram copiões. Claro que ninguém vos retira o 1º lugar, mas depois que li o artigo muito bem documentado, eu retiro-vos todo o mérito. E não devo ser o único, mas o mais triste é que além do título, este ano ganharam o rótulo de plagiadores, e com toda a justiça. Vir aqui dar uma data de ignorantes aos outros, quando a vossa marcha à falta de melhor ideia copiou, é no mínimo imoral. Ao menos faça como o seu colega Hugo Silva e dedique-se a esses pensamentos profundos, talvez os ajudem a ultrapassar estes momentos de vergonha e falta de identidade.
    Sabe Cristina, quando seguimos de autovel numa auto-estrada e vemos todos os carros em nossa direcção, provavelmente quem está mal somos nós e não todos os outros condutores. É o seu caso. Eu dou cumprimentos, sempre sou mais original.
    José Silva (Arnoso)

    ResponderExcluir
  11. É oficial !!!!!!

    Copiões:-( é preciso ir ver povo famalicense desta semana.....

    ResponderExcluir
  12. AVIDOS COPIOU????
    Já i no jornal... Que vergonha... Podem corar que não vos fará mal. SÓ gostava de saber de quem foi a ideia, ou antes a falta delas.

    ResponderExcluir
  13. Hugo Silva Fernandes25 de junho de 2009 às 16:09

    Antes demais boa tarde a todos.
    Senhor José Silva
    Já que dizem que somos plagiadores, porque é que mais nenhum jornal da terra o noticiou?
    No que o jornal povo famalicense escreveu diz que fez uma investigação exaustiva não sei como o fez, mas o jornalismo nesse jornal deixa muito a desejar. 1º Se conseguirem reparar as fotos apresentadas no jornal uma é de alfama e outra de avidos mas falta lá uma foto da roupa de uma dos ranchos da zona de viana do castelo, 2º na letra que eles lá publicaram o refrão é igual não nego e o resto da letra? 3º segundo eles dizem lá os adereço são iguais, quais adereços é que são iguais gostava de saber? os arcos são iguais? o carrinho do coração são iguais? a populariedade é igual? uma parte da coreografia é igual à de alfama de 2006 e a outra parte? 3º no que eu percebo de jornalismo para se fazer um trabalho bem feito tem sempre de se ouvir as partes todas interessadas que eu saiba ninguém entrou em contacto com os responsáveis da marcha de avidos para ver o que era verdade ou mentira.
    Os pensamentos profundos só os têm quem está bem consigo mesmo e não tem nada a temer, por isso convido-o desde já no próximo dia 12 de junho de 2010 a ver a qualidade desses pensamentos profundos.
    Porque sabe senhor José Silva, quando seguimos de automóvel na auto-estrada e vemos todos os carros em nossa direcção, mude de óculos porque provalvelmente está a ver muito mal.
    Eu dou cumprimentos, e espero ver a sua originialidade.
    Hugo Silva Fernandes
    (Unidos de Avidos)

    ResponderExcluir
  14. Hugo Silva Fernandes25 de junho de 2009 às 16:15

    Outra coisa no jornal diz que foi por causa do dito plagio que vai ser alterado, mas não diz que os unidos de avidos sempre foi uma das marchas que sempre fez barulho para que isso acontece mais cedo.

    ResponderExcluir
  15. Hugo Silva Fernandes25 de junho de 2009 às 16:55

    Já agora Senhor José Silva pergunte ao seu ensaiador se no dia da reunião não foi ao carro do Sr. Presidente de Avidos ver a roupa de onde foi tirada a ideia
    Hugo Silva Fernandes

    ResponderExcluir
  16. Se eu fosse de Avidos metia a cabeça dentro de um balde :) ahahahahahahahahahahahahahahahaha que vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  17. Chega longe vossa "aldrabice"...

    Cuidado que os verdadeiros interessados já sabem, visitem o blog da marcha de ALFAMA :
    http://amar-alfama.blogspot.com

    Tem lá o vídeo da marcha de alfama de 2009, se não quiserem ver, basta esperar mais dois anos:-)

    Ao menos nós somos originais, inovamos nos padrinhos!!!

    Unidos mas com muito orgulho Calendário..
    EU

    ResponderExcluir
  18. vá lá admitão que copiaram
    e agora digo ó gente da minha terra voces sao espetaculares tanta beleza tanta cor e ao mesmo
    tão chiques.
    ARCA sempre clossal o primeiro lugar é vosso Famalicão viu e decidiu o juri nao viu mas esta arrependido porque julgou mal
    até para o ano com mais beleza se possivel

    ResponderExcluir
  19. esperem dois anos para ver os arcos de alfama alugados a calendário

    ResponderExcluir
  20. calendário originais?
    hahahahahahahahaha
    não me faça rir sr. Eu

    ResponderExcluir
  21. SR. alberto costa..
    será assim tão dificil de ver que vocÊ é de calendário?
    ainda me fala em clubismos??
    meu caro senhor somos sempre originais não alugamos nada a ninguem..
    vocÊs calendário podem dizer isso??
    vocês originais??
    não são..
    respeito a sua opinião mas nao concordo em nada..
    podemos ver o video da marcha da arca e vemos entao..
    até podemos não ser os melhores mas 6º lugar???
    é preciso perceber pouco disto pa concordar com esta votação..
    e quanto a esse «eu»..
    é longe a insignificância pois já não te lembras que calendário alugou arcos de alfama??em 2006?
    com camiões da c. municipal..
    certamente te escapará a memória..
    é triste é triste.. viva a ARCA que incomoda muita gente.. assinado sr «tu»

    ResponderExcluir
  22. Sr. Hugo Silva,

    Confesso que de jornalismo percebo pouco, no entanto o suficiente para perceber nas suas e outras reacções que a verdade dói. Digo a verdade, porque o sr. e já outros colegas de Avidos o admitiram aqui que a letra (no refrão é igual) as roupas, desculpe-me mas a foto do jornal é suficientemente esclarecedora, a coreografia que admite grande parte dela foi copiada, enfim, você diz tudo no seu comentário. Os seus pensamentos, nem são seus, são copiados e presumo que de algum site brasileiro, já que o gerúndio que por lá abunda, não lhes dá a qualidade e o efeito que certamente desejava. Mas está ao nível da vossa marcha, copiada. desculpe-me a sinceridade mas vocês são de facto copiões.
    José Silva

    ResponderExcluir
  23. Sr. Hugo
    Copiar é aldrabar. O papel que aqui está a tentar fazer é tapar o sol com a peneira. Desculpe mas já toda a gente percebeu que de facto PLAGIARAM A MARCHA DE ALFAMA. Tirar ideias é uma coisa, copiar é outra e foi isso que fizeram. Estas reacções são o que merecem.
    Raul - ARCA

    ResponderExcluir
  24. Avidos copiou. Calendário já alugou arcos e copiou roupas de Alfama em 2006. Avidos seguiu o caminho mais fácil e agora está a levar por tabela, mas não se esqueçam que Calendário foi quem explorou primeiro esta negligência do regulamento em 2006 e no ano de 2007, quando trouxeram as varinas do bairro norte.
    Pode incomodar mas é a verdade. Porque ninguém fala de Riba d'Ave e Carreira com as rusgas deste ano? Eu cá por mim acho que dos fracos não reza a história. Tudo é discutivel, e quem diz que copiamos tem razão pois os factos não adianta esconder. Agora só temos UNIDOS DE AVIDOS que arregaçar mangas e provar que para o anos sabemos fazer sem copiar nada. E vamos ganhar, não tenham duvidas.
    Antóniio

    ResponderExcluir
  25. "Olá
    Foi com enorme espanto que vi no >Youtube uma réplica exacta da minha marcha de 2007 que não se fica só pelo uso abusivo e não autorizado da minha letra e da musica do Toy mas também copiou textualmente a coreografia na maior parte.
    Trata-se de um enorme abuso da propriedade autoral que deve ser investigado senão punido.Ganhar prémios com o trabalho original de outros é mais do que plágio, trata-se de fraude, na minha óptica.
    A EGEAC, entidade responsável pelas marchas de Lisboa já está ao corrente do sucedido e eu tratarei de informar a Sociedade Portuguesa de Autores, da qual sou membro cooperador desde há largos anos.
    Disponha de mim para qualquer informação que precise no que diz respeito a este assunto."

    Com os meus cumprimentos

    Carlos Mendonça

    (comentário postado no blog famalicão & politica)

    Agora quero ver como vão descalçar esta bota, nunca pensaram nisso não é???? Fardo da vergonha por vezes é insuportável..

    ResponderExcluir
  26. é engraçado estes gajos do famalicão e politica, põe coisas para o povo comentar lá no blog deles como ninguem comenta, eles proprios põe comentarios para tentar incentivar á violencia verbal, como mesmo assim não conseguem tentam no blog dos outros, aquilo que se escreve lá e não lhes interessa eles não põe e não me digam que é por causa dos insultos porque não é eu já lá escrevi e não tinha nada de insultos nem para lá caminha mas eles não puseram. por aquilo que eles lá põe da para entender que eles são os mesmos que escrevem num jornal local.
    o que lá escrevi e não puseram.
    "Tenham vergonha, nesta altura ainda a discutir marchas, já viram a situação do pais, desemprego, violência, violações, crianças maltratadas... tentem fazer algo de util lutem sim por estas causas."

    ResponderExcluir
  27. se calhar os comentarios do Sr. Carlos Mendonça nem foi ele que os lá pôs. no you tube tinha um lá na marcha de avidos assinado pelo sr. carlos mendonça que como apareceu já desapareceu. este que escreveu no blog lá do famalicão e politica tem outro e no fim diz "Disponha de mim para qualquer informação que precise no que diz respeito a este assunto", é ou não a tentar incentivar o povo a escrever no blog, vocês acham que se o Sr. Carlos Mendonça for fazer alguma coisa em relação aos lá de avidos que vem para a praça publica discutir isso?
    a inteligência do Sr. Carlos Mendonça é superior a isso

    ResponderExcluir
  28. nunca vos disseram que os que na escola copiavam nos testes ou trabalhos de casa... na vida seriam os mais desenrascados e davam-se melhor na vida

    ResponderExcluir
  29. é como o primeiro ministro
    lol

    ResponderExcluir
  30. tenho de concordar com o anonimo 8:59
    pela busca que estive a fazer, tambem acho que o sr carlos mendonça não tenha proferido tais comentários senão reparem ou ele ficou com amenesia ou então algo aqui está mal pelas fotos que vi a roupa é identica á de alfama 2007 mas a musica e coreografia á de 2006, por isso acho que não foi ele

    ResponderExcluir
  31. Gostaria que deixassem de discutir acerca do material da roupa de ARNOSO SANTA EULALIA, se calhar passavam a visualizar o conjunto, e avaliar se as roupas também exigiram bastante trabalho a serem feitas, tal como se fosse de um outro material qualquer. Na verdade, a minha opinião é que se querem criticar o vosso lugar (ARCA) critiquem-no, reivindiquem, mas quando quiserem atingir alguem com as vossas criticas, utilizem argumentos válidos, e se calhar, digo e repito , se calhar, argumentos com vista construtiva, pode ser?

    Se acham que foram alvo de injustiça, lutem... mas não é necessário criticar as outras marchas, porque não foram elas quem vos atribuiu o lugar...

    reflictam nisso...

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  32. ARCA ?

    lol

    Os vossos fatos não eram de sarapilheira nem de palha, mas para o proximo ano podemos alugar os nossos fatos ja que gostaram tanto do material

    Parem de criticar o trabalho dos outros, e de dar entrevistas para o jornal a difamar...
    Não gostaram do vosso lugar, nós não temos culpa...

    ResponderExcluir
  33. Leiam o comentário, percebam Português, e depois digam de vossa justiça. Digam que os fatos de Arnoso são mais bonitos ou não que os do A.R.C.A. Nunca foi referido que os vossos fatos são feios ou que teem culpa do nosso 6º lugar. Apenas dissemos que para nós os nossos fatos eram mais bonitos, que os de Arnoso, Lagoa, Calendário e até mesmo Avidos. E como disse, se pensarem de forma diferente é normal... Os filhos, aos olhos dos pais, são sempre os mais bonitos. Se não perceberam o comentário, e nele viram insulto, lamento, mas não tenho aqui como fazer um desenho.
    Ricardo Ribeiro

    ResponderExcluir
  34. era desnecessaria a ironia infantil...
    na verdade tb acho que voces mereciam um lugar melhor...

    e não e´uma questao de portugues , eu entendi muito bem aquilo que quis transmitir, parece-me e´que alguem interpretou a coisa como quis.

    fiquem bem e bom trabalho para o ano....

    ResponderExcluir
  35. para mim arca no ultimo lugar por gostrarem de criticar os outros e nem olhar por eles.....

    eu nao sou de famalicao mas fui ver e as minhas conclusoes foram as seguinte:

    melhor musica: arnoso

    melhor roupa: calendario

    melhores arcos: bairro

    maior apoio: avidos

    melhor coreografia: calendario

    mais supreendentes: lagoa

    mais aplaudida nas ruas : arnoso

    maiores criticadores: arca

    ResponderExcluir
  36. Sr. Ricardo Ribeiro, realmente o seu português deixa muito a desejar. Se calhar por isso o Sr. Presidente da A.R.C.A. tem de pedir desculpas pelo português que publica. Além do mais, ouvir uma lição de História não lhe deve ter caído muito bem pois não?
    Patrícia Simões

    ResponderExcluir
  37. «ARCA LOL»
    realmente é preciso um desenho..
    e vê se tens respeito pelo ARCA porque não é um brinquedo..
    já agora e sem fatos de palha ou qualqer coisa nós ARCA arrasamos de chique em riba d´áve..
    engraçado..
    parece que o 6º classificado é que é convidado pa tudo..
    não percebo nada..
    somos tão grandes..porque tantas marchas que ficaram á nossa frente em vez de se preocuparem com os outros não...
    só estão preocupados com o 6º..
    isto sim é de dizer lllllloooollllll..
    ARAC É ARCA.

    ResponderExcluir
  38. Cara Patrícia:

    O presidente da ARCA só pediu desculpas pela falta de entendimento de alguns responsáveis de ARNOSO, pois como ele referiu, ninguém no ARCA pretendeu difamar, ou dizer mal da vossa marcha. Eu, sinceramente nunca senti necessidade de o fazer pois só disse o que pensava, e se dissesse outra coisa seria hipócrita. A única lição que tirei consigo, é que é demasiado frágil para receber uma crítica, ao contrário, recebemos neste blog e publicamos as suas opiniões, que registamos e embora discordando, aceitamos.
    Ricardo Ribeiro.

    ResponderExcluir
  39. Para mim o lugar da ARCA é sempre no coração dos famalicenses.

    Mais original: ARCA
    Melhor música: TOY (que Avidos plagiou)
    Melhor Guarda-Roupa : ARCA
    Melhor coreografia: RIBEIRÃO
    Originlidade: RIBEIRÃO
    Melhores arcos: ARCA
    Mais aplaudida: Avidos (mas a pessoa de Arnoso que escreveu o último comentário devia estar com as mãos nos ouvidos).
    Melhor ECO-FATO : Arnoso, com a sua palha.
    Melhor fato-ensaiador: Arnoso (aqui inclui o chapéu estilo indiana-jones, senão existir outra explicação histórica, claro).

    ResponderExcluir
  40. Caro Sr. Ricardo Ribeiro,
    o facto mais engraçado é que eu não opinei sequer sobre a marcha protagonizada pelos elementos da A.R.C.A., como já se deve ter apercebido se leu da melhor forma o que escrevi, mas se quiser também lhe arranjo o dito desenho. Penso que este blog não foi criado para picardias que não conduzem a lado nenhum, antes pelo contrário. E isto sim é a minha segunda opinião e não se refira a essa palavra no plural porque em meu nome deve ser apenas o segundo e último comentário que lê.
    E se críticas haviam a fazer, seria por parte do júri e não da sua parte que não o conhecendo, e sabendo que gosta de jornalismo, deveria conhecer a noção de que o jornalismo de opinião não leva ninguém a lado nenhum, antes pelo contrário; se publicasse antes um artigo limitando-se aos factos é que passaria a defini-lo de outro modo. Se está bem lembrado, há poucos anos atrás a marcha de Arnoso perdeu por um dito voto polémico. Recorda-se? Não me lembro de nessa altura termos tecido críticas em algum jornal acerca de alguma marcha, ou feito comparações ridículas sem fundamento. Se a sua memória estiver mais fresca que a minha, faça o favor de mo recordar.
    Sem mais de momento e em futuros momentos que espero nunca cheguem mesmo a acontecer, pois não fortalecem em nada a noção de associativismo cultural que rege pelo menos a A.D.C. de Arnoso Santa Eulália.
    Patrícia Simões

    ResponderExcluir
  41. esse senhor que diz que não é de famalicão..
    que se deixe de cinismos..
    porque não dá para ver que você é de calendário
    nem nada..
    essa da roupa é pa rir..
    porque estava mais que á vista que as melhores roupas eram da ARCA e de AVIDOS..aqui não engana ninguém

    ResponderExcluir
  42. Anônimo disse...
    para mim arca no ultimo lugar por gostrarem de criticar os outros e nem olhar por eles.....

    eu nao sou de famalicao mas fui ver e as minhas conclusoes foram as seguinte:

    melhor musica: arnoso

    melhor roupa: calendario

    melhores arcos: bairro

    maior apoio: avidos

    melhor coreografia: calendario

    mais supreendentes: lagoa

    mais aplaudida nas ruas : arnoso

    maiores criticadores: arca

    4 de Julho de 2009 0:14


    Tens um conhecimento de marchas muito grande LOOL
    Nao brinquem,nao falem apenas por nao gostar do ARCA
    Eu sei que a ARCA é grande e faz doer a muita gente,mas nao cheguem ao ridiculo

    ResponderExcluir
  43. Sr. anónimo do dia 4 d julho às 12:55h:

    ninguem está preocupado com o 6º lugar da ARCA, voces é que se preocuparam imenso quando foram protestar no dia seguinte e com toda a razão meus caros, afinal vivemos em democracia, liberdade de expressão... aliás, tanta liberdade de expressao que voces vieram expressar para o jornal o vosso imenso descontentamento principalmente porque "não têm nada a ver com as marchas dos outros mas iam pa lá ns vestidos de serapilheira e ficaram à nossA frente", foi qualquer coisa do género não é??

    Ora, como voces prezam tanto arnoso santa eulalia, e criaram este excelentissimo lugar de expressao, apenas vimos exprimir tudo aquilo que sentimos...

    Uns com maior maturidade do que outros, (IN)Felizmente... sim, porque crescesmos sempre com as infantilidades dos outros..


    Muito Obrigada

    A.B.

    ResponderExcluir
  44. Cara Patrícia,
    Se há coisa que não aceitamos e nem precisamos na ARCA é de lições de associativismo ou de "fair-play", pois ninguém melhor que nós sabemos aceitar uma critica ainda que injusta! Dá-mos uma vez mais, prova do nosso pluralismo e imenso "fair-play" abrindo a oportunidade a todos de darem a sua opinião neste blog, não devia nem podia em pleno século XXI uma opinião causar tanta celeuma porque não passa disso mesmo minha cara Patrícia uma simples "OPINIÃO"....
    Aproveitem este espaço ele afinal também é vosso opinem à vossa vontade que nós na ARCA não iremos ficar ofendidos, porque cada um tem a sua opinião mesmo que essa não corresponda minimamente à verdade.
    Afinal são 30 anos ao serviço do desporto e da cultural em V.N.Famalicão, não precisamos de lições de ninguém, continuaremos a dar o melhor de nós sabendo que por vezes podemos nem sempre ser reconhecidos...

    ResponderExcluir
  45. Anônimo disse...
    Para mim o lugar da ARCA é sempre no coração dos famalicenses.

    Mais original: ARCA
    Melhor música: TOY (que Avidos plagiou)
    Melhor Guarda-Roupa : ARCA
    Melhor coreografia: RIBEIRÃO
    Originlidade: RIBEIRÃO
    Melhores arcos: ARCA
    Mais aplaudida: Avidos (mas a pessoa de Arnoso que escreveu o último comentário devia estar com as mãos nos ouvidos).
    Melhor ECO-FATO : Arnoso, com a sua palha.
    Melhor fato-ensaiador: Arnoso (aqui inclui o chapéu estilo indiana-jones, senão existir outra explicação histórica, claro

    ARCA PARA SE JUSTIFICAR do sexto lugar tenta humilhar arnoso, palha..... com palha ou sem palha iam bonitos

    outra coisa coreografia ribeirao????????
    só se fosse no carnaval e incluindo os arcos da arca ...... ganhavam
    se voce nao estava na ruas como sabe quem foi mais aplaaudido?'''''

    mereceram o 6
    parem de desprezar arnoso, porque nao se intiomida coma arca....

    ResponderExcluir
  46. caro/a A.B ..
    nós gostamos destes comentários...
    se voces não sabem ouvir as opiniões dos outros temos pena..
    não gostaram de ouvir que a ARCA é melhor..?
    só um cego não vê.
    é que não são só pessoas ligadas á ARCA que dizem isso são a maior parte das pessoas das outras marchas..
    e quanto a opiniões já lhe disse são opiniões..
    não gostam azar o vosso..
    e quem diz que merecemos o 6º lugar...
    dá bem para ver que percebe muitissimo de marchas...
    a ARCA não anda nisto á dois dias como vocês..
    são muitos anos...
    É ARCA É ARCA

    ResponderExcluir
  47. se arnoso não se intimida com a arca porque estão com tanta coisa porque nós não gostamos da roupa??
    e expressamos a nossa opinião...
    aprendam a ouvir e calar...

    ResponderExcluir
  48. Eu sou de Arnoso e por razões óbvias não assino. A Patrícia veio aqui expressar a sua opinião, quer que todos a compreendam e respeitem, mas ela própria não respeita a opinião do senhor da arca que escreveu os textos. Esta falta de saber ouvir deu alguns problemas durante os ensaios de arnoso, e por isso não fica nada bem vir aqui dar lições de associativismo Patrícia, porque sabes bem o que se passou nos ensaios. Além do mais, até comentamos no nosso grupo que a roupa da arca era das mais giras, e eu pessoalmente, não achando que a nossa era feia, de facto a da arca era mais bonita. Há que saber aceitar uma crítica, quando é demasiado óbvia Patrícia.
    Parem com esta guerrinha de escrever bocas uns aos outros, é só uma sugestão, e viva Arnoso a minha querida terra.

    ResponderExcluir
  49. PORQUE SERÁ QUE ARNOSO TEM DE APRENDER A OUVIR E CALAR ???
    VISTO QUE A A.R.C.A FALA FALA MAS NAO DIZ NADA QUE SE APROVEITE,
    DEIXEM DE CRITICAR OS OUTROS PARTICIPANTES E FASSAM QUE PARA O ANO SEJAM MELHORES (NAO QERENDO DISER QUE ESTE O ANO NAO O FORAM MAS A VERDADE É QUE HAVIA MELHORES)
    DEIXEM DE "PICAR" OS OUTROS, AFINAL ESTE BLOG É DA ARCA OU É UM BLOG DE PICARDIAS?

    TA DITO PRAZER ...

    ResponderExcluir
  50. A srª Patrícia e o seu grupo de Arnoso ficaram chocados com o facto de a arca ter chamado serapilheira aos vossos fatos, mas não perderam a oportunidade de chamar à coreografia de Ribeirão de carnaval. Tenham vergonha, se não sabem reconhecer um bom espectáculo de coreografia, podem sair da terriola e assistir aos do LA FÉRIA que agora até vem ao Porto. Sempre podem saír da parvónia 2 vezes ao ano, nas marchas e para ver os musicais do La Feria.
    Paulo - Ribeirão

    ResponderExcluir
  51. cada qual tem as suas opinioes... e tem-se que respeitar.
    todas as marchas estavam bonitas..
    e se estao desagradados com os lugares manifestai-o mas nao fazendo comentarios as outras narchas.....
    nao estou só a falar para a arca mas para todas as marchas ...
    arca merecia melhor....claro , mas a culpa nao é dos outros

    ResponderExcluir
  52. quero la saber que a arca nao goste da roupa e nao nao os calamos porque a arca nao o direito de julgar os outros...........se fossem os melhores ganhavam nao acham????? pensem nisso

    ResponderExcluir
  53. Arca...

    "O amor é cego"
    O vosso amor pela associação é tão grande que não vos permite ver os erros que cometem anos atrás de anos. Enquanto não se mentalizarem que não são os melhores não conseguem perceber as vossas falhas. Falta-vos muita humildade, porque não conseguem aceitar que outra marcha esteja melhor que vocês. Se repararem nos vossos discursos ao longo do blog, vocês tinham a melhor roupa, arcos, música, letra, coreografia etc...
    Não acham um exagero?!
    AH!!
    E deixem-se lá da historia da marcha mais antiga de famalicão, antiguidade não compra lugar, não é por serem a mais antiga que são mais do que todos os outros, pelo contrário, a vossa antiguidade parece que não vos deixa abrir novos horizontes e por isso criticam todos os que tentam inovar.

    ResponderExcluir
  54. só queria corrigir o equivoco da pessoa de arnoso que deixou aqui um comentario à patricia dizendo qualquer coisa do genero "porque sabes bem o que se passou nos ensaios.... " nao parece que isso seja possivel, uma vez que este ano , por motivos profissionais e/ou pessoais a a Patricia nao teve oportunidade de participar na marcha.

    muito obrigada.

    A.B.

    ResponderExcluir
  55. a marcha mais antiga não é histótia..
    é verdade..
    e se faz o favor tenho respeito pela ARCA porque não é um brinquedo..
    e sim estavamos muito melhores que arnoso..
    não é exagero nenhum..exatamente este é um blog da ARCA..
    E POR SER UM BLOG DA ARCA dizemos o que queremos..
    e vocês porque não criam um??
    assim já dizem tudo...
    ARCA É GRANDE.

    ResponderExcluir
  56. Então se é um blog da arca, falem só da arca e não das outras marchas. CERTO?!
    Até agora falaram o que quiseram de todos,"no BLog da Arca", atacaram várias pessoas de outras marchas, "no BLog da Arca" e derrepente acham que devem falar o que querem só da Arca porque é um blog da arca.

    Vocês são um espéctaculo!
    e ridiculos...

    Definitivamente este blog já está a ficar sem assunto, para o ano lá estaremos para vos comer mais uma vez.
    E vocês vão ficar tão revoltados!!! Porquê?? Porque vão ter a melhor letra, música, roupa, arcos e coreografia ( como sempre acham) e não vão compreender o lugar em que vão ficar colocados. Depois vão dizer, que o juri foi comprado, que não percebia nada do assunto, que vocês eram os melhores e não ganharam.

    A marcha X pareciam uns espantalhos, a marcha Y fez plágio etc..

    Blá,blá,blá...

    O que devem mudar?!
    Não vos posso dizer tudo mas deixo umas dicas:
    -não deixem o Sr. Ricardo falar em publico, nem escrever em blogs, porque ele dá uma péssima imagem á vossa associação...
    - mudem de estiista...
    - mudem de coreografo...

    pode ser que assim fiquem no patamar mais próximo de algumas marchas.

    ResponderExcluir
  57. A.B.

    Nunca referi que a Patrícia esteve nos ensaios. Apenas referi que ela sabe bem o que se passou nos ensaios. E sabe! Só não temos é que ter esta conversa aqui, não favorece ninguém e apenas o referi para que se fizesse uma reflexão também em Arnoso.

    ResponderExcluir
  58. Para o anonimo de 15 de Julho de 2009 12:08
    Doi te alguma coisa não?se qiseres ir na nossa marcha podes tentar ir,na boa ninguem te faz mal,ate agradecemos a ajuda.Pareces é um bocado frustrado(a).Se penssases no que dizias com certeza que nao escrevias este comentario,fizete-o por uma questao de clubismo e nao de bom senço.Mas pronto,nem toda a gente pode ter bom sneso.Mete a viola ao saca e guarda as tuas frustrações para ti ;)

    ResponderExcluir
  59. Definitivamente alguém em Arnoso anda frustrado:
    Disseram aqui que nunca tinham ficado em pior lugar que o 3º, mas conseguiram comer um 5º lugar. Dizem que nós criticamos todos, mas só nos rimos dos vossos fatos de serapilheira. Depois, esclareceram que os fatos não eram de serapilheira mas de juta (ficaram tão ofendidos que garantiram ter dado uma lição de história) pelo menos assim pensou a Patrícia. E deram... uma lição sobre juta... uma erva que servia para fazer as batinas dos frades há anos atrás. Nós no ARCA também já usamos fatos com matérias primas antigas, mas isso foi há mais de 20 anos, e entretanto evoluimos. Como não somos herbívoros não damos lições a ninguém do que não comemos, do resto podemos falar. Por exemplo do número de pódios que deve ultrapassar o dobro de Arnoso, mais participações logo, maior tradição e apoio nas ruas da cidade. Somos de facto a MARCHA MAIS ANTIGA, à Patrícia, que tanto dói este título, pode ficar com o de MAIS ANTIQUADA.
    Para o ano que vem, vão continuar arredados do pódio, e a desculpa será que outra marcha se vai rir de vós e desses materiais nobres que usam. Mas não se preocupem que a senhora intelectual lá do sítio arranja logo outra lição histórica, sobre o que mais entende... Mas nós entendemos que como ninguém a quer ouvir em público, e as banalidades que diz são, isso sim uma bela estória, gostamos que ela continue a escrever aqui já que ninguém a ouve em mais lado algum, sempre dá uma imagem correcta daquilo que é verdadeiramente.
    E aí Patrícia reside a sua dor e a sua essência.

    ResponderExcluir
  60. ARNOSO JULGA-SE SUPERIOR
    Dizem que a arca critica muitos, mas Arnoso não fica atrás. Criticou abertamente a própria arca e quiseram dar uma lição de associativismo. Depois uma senhora Patrícia e alguns acólitos dessas boas práticas de julgarem saber o que é o associativismo criticaram a coreografia de Ribeirão.
    Por isso um conselho à Dª Patrícia:
    Com um ego desse tamanho, lá em casa só lhe deve faltar um espelho à altura. É que quando se critica, não se podem cometer os mesmos erros.
    Paula N. (Professora)

    ResponderExcluir
  61. Ai afinal sempre se passou algo nos ensaios????
    Sim senhor é bom saber e só tenho pena de não saber tudo. Mas já dá para saber de que massa a dona patricia é feita. Mentir assim patricia um dia ainda fica que nem pinóquio.
    Tiago

    ResponderExcluir
  62. É curioso que algumas pessoas de Arnoso se tenham indignado tanto com o facto de uma marcha ter dito que os vossos fatos masculinos eram feitos de serapilheira. Choveram aqui críticas, deram-se lições de associativismo, e depois essa mesma GENTE, diz que a coreografia de Ribeirão só se for no circo??!! Sim senhor, grande exemplo de associativismom que reina por esses lados de Arnoso. Por mim, Ribeirão podia actuar no circo desde que ARNOSO levasse os ditos fatos para vestir os palhaços. Desculpem mas é o que merecem ouvir. Deixem-se de balelas e de explicações históricas. Aquilo não era um cortejo histórico, eram marchas e os vossos fatos eram desapropriados para uma marcha. Custa tanto ver isso? Ou vocês ofendem-se tanto convosco e não se importam de ofender os outros. Nem sequer vou aqui dar uma lição de coreografia a ARNOSO, POIS PRIMEIRO TEM DE APRENDER A SABER VESTIR UMA MARCHA... A VESTIR BEM.
    Júlia C.S. Ribeirão

    ResponderExcluir
  63. iniciou-se uma guerra entre 2 marchas que nao parece ter fim (arca-arnoso) as marchas ja foram o que foi foi para o ano á mais e depois discute-se

    a essas 2 marchas pede-se calma e nao maltratar ninguem com ja vi aqui comentarios
    os comentarios as roupas de arnoso é uma parvoice
    e o mesmo á marcha d arca que estava bonita
    xau

    ResponderExcluir
  64. então os unidos de calendário já são mais desunidos que unidos segundo se consta! e tudo por causa da presidenta (padeira) segundo parece! será verdade??? uma coisa é certa um dos elementos (carlos mesquita) mais válido da organização no jantar das marchas apresentou a sua demissão publica, o que já seria de esperar pois quem o conhece sabe que não alinha em certas coisas! é pena que por causa de uma pessoa (presidenta)que só gosta de se mostrar e de arranjar confusões! o que irá ser deste grupo pois todos os anos é sempre a sair marchantes e vem outros novos que passado algum tempo ficam logo satisfeitos com o discurso da presidenta e as confusões com os presumiveis espiões das outras marchas e os chãs aos marchantes! porque será?
    EU SEI DO QUE FALO PORQUE SOU DE CALENDARIO E TENHO ALGUMA LIGAÇÃO ÀS MARCHAS.

    o verdadeiro
    EU

    ResponderExcluir
  65. arca é como o benfica,na pré-época sao os campeoes mas na competiçao ficam em 3 ou 4

    ResponderExcluir
  66. Eu até sou do FCP, mas comparar a ARCA ao Benfica, é no mínimo um elogio - E dos grandes. Seja qual for o lugar que conquiste anualmente, ainda continua com mais títulos. Seja qual for o tema, ninguém lhe fica indiferente. Por mais vezes que seja roubada (desculpem mas não encontrei outra palavra), nunca desiste. Tal como o Benfica, também a ARCA é o maior símbolo das marchas de Famalicão, mesmo quando está 'técnicamente falida' incomoda muita gente. Mas o melhor mesmo, é que tal como o grande Benfica, a ARCA também demonstra a sua grandiosidade neste blog. Já vai a caminho das 20 mil visitas, VENDE, MEXE, VIVE E É APENAS UMA ASSOCIAÇÃO MODESTA DA FREGUESIA DE ANTAS. Coincidencia ou não... Também veste de vermelho, mas aí, confesso... O meu coração Azul pulula de inveja.
    Abraços

    ResponderExcluir
  67. nunca vi tanta gente preocupada com a ARCA..isto até dá gosto ver..nós somos mesmo bons..
    grande ARCA

    ResponderExcluir
  68. DESUNIDOS?? Acho que nao...
    Uma pessoa mais valida?? Muito menos...
    Caro "EU"( a presidente arranja confusoes,segundo o senhor\a, mas tambem da a cara em tudo, ao contrario de certos e determinados...), se o Carlos Mesquita apresentou a demissao é porque ainda lhe resta um pingo de decencia ao contrario de certas senhoras que andaram a brincar o ano todo para no fim virem "trabalhar"!
    Como disse todos os anos saem e entrao marchantes, seja um deles e venha participar na nossa marcha estamos a sua espera mas nao se esqueça:
    - a presidente nao morde
    - e para entrar tem de se identificar, assim com um nome qualquer so EU nao da'

    Para me despedir, peço que me fassa um favor durma descançado, estamos mais UNIDOS do que nunca, o dia 18 de julho foi o VERDADEIRO ponto de virAgem...BEIJOS E ABRAÇOS!!

    (P.S.: Ainda bem que isto ficou escrito se nao ainda sou acusada e ser mentirosa, assim tenho provas escritas)

    Ate a proxima,
    A marchante e membro da organização(sabendo MESMO do que fala)
    Irina Couto

    ResponderExcluir
  69. Ora aqui vai a resposta merecida ao verdadeiro "EU"!

    Unidos por Calendário não estão desunidos antes pelo contrario. agora que se viram livres desse sonço que levou com ele a ovelha negra é que a coisa parece ter engrenado. pelo que consta nos ensaios que continuam a ter para as actuações, estão todos unidos e parecem muito felizes... enquanto andam dois por fora a tentar estragar o trabalho dos que gostam daquilo. E essa de esse tal senhor ser um dos elementos mais válidos, até poderia ter alguma validade mas pazou do prazo, este ano, desde que ficou sozinho e sem norte com a saida do companheiro.
    NÃO SE ESQUEÇAM, A MARCHA DE CALENDÁRIO JÁ SAIU ANTES DESSE SENHOR LÁ ESTAR.
    E eu ainda me lembro bem do ano de 2005, em que Calendario participou nas marchas pela primeira vez e já nessa altura lá estava o ensaiador, o mesmo deste ano (penso que é o marido da d. Sofia, a D. Sofia que o tal "Eu" chama de padeira,(mas muito já se deve ter aproveitado desse facto), o Xico e a irma, todos eles já estavam nessa altura... nem sombras do tal elemento válido. Espero que O Xico a D. Sofia e todos os elementos que agora estao na marcha nunca desistem nem liguem a comentarios infelizes do fulano "EU" pois são muito superiores a tudo isso. A D. Sofia sabe falar para as pessoas e nunca a vi gritar com ninguem ao contrario desse tal carlos. Será que uma pessoa só, tem assim tanto poder para tirar um elemento válido? então grande presidente tem a marcha de calendário... ou se num local todos são unidos e um discorda... onde está o erro???
    Informe-se melhor, olhe que ele e a mulher estava na marcha e os outros "aguentavam". Agora sim há felicidade na marcha. Ao que me parece quem armava a confusão toda afinal não era, nem nunca foi a D. Sofia.

    Assinado
    marchante ontem e sempre

    ResponderExcluir
  70. Sabem uma coisa que eu reparei? Não é o denegrir da associação dos unidos por calendário mas se repararem os dois últimos post's um de uma mulher (Irina) e outro anónimo distão apenas 1min é um bocado estranho serem os dois a denegrir a mesma pessoa mudando pouco o estilo de escrito. Acrescento ainda que o fulano EU que escreveu em cima, não é o original que escreveu o primeiro post a desvender que a marcha de avidos plagiou a marcha de alfama, esse sou eu. Mas como existe o zé povinho que gosta de se passar pelas outras pessoas pronto deixa-se andar.

    Sinceramente o marchante ontem e sempre é um falso que certamente terá uma ligação bastante influente pois trata D.Sofia e O Xico. Não percebo o distanciamento de um e aproximação de outra, como se trata de um post de certa maneira formal existe uma certa inconsistência na veracidade...



    Ganhem juízo...
    Atentamente
    (não vale a pena assinar eu visto que muitos outros irão assinar a seguir dizendo que são os verdadeiros e os originais)

    ResponderExcluir
  71. Calendário é lindo <3

    ResponderExcluir
  72. Atenção

    Vou abrir uma lavandaria lá para os lados de Calendário para eles lavarem a roupa suja assim não vao precisar deste blog pois este é da ARCA .... ARCA SEMPRE

    Susana

    ResponderExcluir
  73. Então não é? É uma freguesia tão evoluída, que até a maior freguesia de Famalicão (Fradelos) vai ter direito a uma rede de água completa e rede de saneamento quase completa, e uma freguesia que faz fronteira com o centro de Famalicão não tem saneamento/nem água em muitas ruas e eu pergunto-me em que século estámos...


    Avé

    ResponderExcluir
  74. É sempre mais fácil falar quando estamos de fora e não sabemos o que se passa, os que estão dentro, esses sim podem e devem falar, pois sabem bem do que falam !
    ARCA é sim a mais antiga marccha de Famalicão, mas não a melhor, sim já foi, a melhor das melhores, em tempos ..
    Há que saber aceitar que CALENDÁRIO é forte, podem tentar desmunerar tudo aquilo que foi construido desde 2005, mas não conseguiram, pois CALENDÁRIO É CALENDÁRIO, e o próprio nomee da Associação diz tudoo "UNIDOS POR CALENDÁRIO", e quando se diz "unidos" é UNIDOS mesmo (..)
    Essas criticas à nossa querida presidente Sofia, referida em cima como "padeira" são com todas as certezas desnecessárias e nós MARCHANTES que estamos presentes em todos os ensaios podemos confirmar que não passam de calúnias !!
    Referiram qe ele se demitiu mas não usaram as palavras dele, se bem me lembro ele disse qe as portas dele não estariam fechadas, mas pronto, as pessoas tem necessidade de falar do que não sabem!!
    E admitam que Calendárioo é tão poderoso que meche convosco, senão não venho o porque de tantas calúnias, de quando ganhamos nos anos anteriores inventarem que "era tudo porque a nossa presidente estava ligada ao jurí" ..
    Todos estes anos de glória e lugares de prestigio devem querer dizer alguma coisa ..
    Calendário Ontem , Hoje E Sempree

    ResponderExcluir
  75. Cara anónima de Calendário:

    Ninguém da marcha da ARCA lançou qualquer polémica relativamente à vossa presidente e (minha amiga) Ana Sofia. Acontece é que muito boa gente utiliza este nosso blog para criticar membro das próprias marchas (que foi o caso), outros ainda fazem-se passar por marchantes da ARCA e de outras associações, para lançar alguma confusão. É por isso necessário saber separar águas, o trigo do joio, porque neste momento a ARCA não tem rigorosamente nada a ver com o bate-boca de ex-elementos da marcha de Calendário. Mesmo que a designação seja UNIDOS... haverá sempre quem esteja contra o vosso trabalho, o nosso e de outras associações. Mas isso é apenas sintomático daqueles que trabalham bem.
    RICARDO RIBEIRO

    ResponderExcluir
  76. Ho senhora Susana, este blog so foi criado para um objectivo que esta bem explicito. Para qe tanto como a a direcção como os marchantes da arca venham para aqi criticar todas as marchas.

    Senao reparem que ja criticam Avidos, Calendário, Arnoso. . . E depois nao gstam de levar resposta.
    sejam honestos e tenham respeito pelas outras marchas!

    Raquel

    ResponderExcluir
  77. Hooo srª Raquel...

    Na verdade este blog é tão inútil quanto o seu bocejo. As quase 20 mil visitas são reflexo de um delírio colectivo.
    P.S. Se não gostasse do confronto de ideias não publicava pura e simplesmente as idiotices que escreve. E que me conste, bate-bocas entre pessoas das próprias marchas nada tem mesmo a ver com o ARCA, mas também vimos Ribeirão criticar Arnoso, Calendário a Avidos, Avidos a Calendário etc, etc... Se calhar nessa altura estava a dormir, mas ainda vai a tempo de rever neste blog os comentários e várias críticas que foram escritas, por muita gente... Nunca fugimos às criticas, nem as apagamos, porque apesar de tudo, o nosso sentido de democracia ainda consegue ser mais apurado que o seu.

    ResponderExcluir